Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Jurassic Park (1993)

Logotipo de Jurassic Park
© Universal Pictures
Bem "dinomaníacos" de plantão, eu ainda não havia postado nada sobre Jurassic Park, por isto decidi botar a mão na massa hoje, depois de dicas do pessoal da comunidade Jurassic Park Brasil do Orkut. Então vamos ao que interessa.

Bem, que Jurassic Park (vulgo JP), foi o principal motivo da popularidade repentina dos dinossauros em todo o mundo, como já sabemos. O filme, lançado em 1993, rendeu 3 Oscars aos produtores, um deles por melhores efeitos visuais, outro por melhor edição e efeitos sonoros e um terceiro Oscar por melhor som, além de outros 19 prêmios e 15 nominações.
O filme foi primeiramente exibido em 9 de Junho de 1993 em Washington D.C. em uma première, depois no resto dos Estados Unidos, em 11 de Junho de 1993. No Brasil a data de lançamento do filme foi 13 de Junho de 1993.
Um dos primeiros trailers publicados
© Universal Pictures

Baseado no livro do escritor americano Michael Crichton (1942-2008), também intitulado Jurassic Park, o filme é a adaptação da obra, transformada em roteiro pelo próprio Crichton, após ser vendida à Universal Pictures, a propriedade de direitos autorais para filmagem.
Dirigido pelo admirável diretor Steven Spielberg, o filme tornou-se sinônimo de filmes de dinossauros, por retratar os animais com grande realismo e emoção em um enredo que prende nossa imaginação.

Portão que dá acesso aos perímetros dos animais pela estrada
© Universal Pictures

A história se baseia em John Hammond, um velho milionário, que decide criar uma empresa de engenharia genética chamada INGEN (International Genetic Technologies) para realizar alguns sonhos antigos. Com a tecnologia desenvolvida, cria um sistema capaz de trazer à vida, animais extintos (neste caso dinossauros) com o DNA extraído do sangue encontrado em mosquitos pré-históricos preservados em âmbar, seiva que endurecia e fossilizava prendendo o mosquito dentro.
John Hammond comprou a Isla Nublar na Costa Rica e lá montou o Jurassic Park, parque dos dinossauros com direito a tecnologia de ponta pra recriar os répteis mais famosos do mundo. Criaram os animais e construíram instalações durante 5 anos e depois convidaram algumas pessoas para avaliar a segurança no parque, a pedido dos investidores.
Dr. Alan Grant e Ellie Sattler juntamente com Ian Malcolm foram convidados para visitar a ilha, mas Hammond não contou aos paleontologistas o que exatamente veriam no passeio, somente Malcolm parece ter idéia do que se trata.
Na ilha trabalhavam várias pessoas e entre elas Dennis Nedry, um técnico em informática responsável pela programação dos supercomputadores que controlam toda a ilha. Este por sua vez traiu John, sendo pago para roubar embriões de dinossauros e para isso desligou o sistema do parque, justo na hora em que uma tempestade assolava a ilha em pleno passeio dos visitantes, que eram acompanhados pelos netos de John. O menino Tim e a garota Alex viveram junto com os outros um pesadelo horrível, assim que o Tyrannosaurus rex (T.rex) escapa de seu perímetro e ataca os veículos onde se encontram os visitantes. Assim o parque torna-se um caos, como previsto por Malcolm com suas teorias caóticas, forçando-os a abandonar a ilha sem endossar o mais incrível parque temático já planejado no mundo.
Deixam para traz os dinossauros e vários de seus amigos e colegas, mortos por dinossauros carnívoros. A ilha Nublar foi tomada da INGEN pelo governo Costa Riquenho e o parque foi mantido em segredo. A ilha posteriormente é destruída e os visitantes assinam contratos de sigilo absoluto sobre o que viram e ouviram no fatídico fim de semana no Parque dos Dinossauros.
T.rex, no final ele passa de vilão para herói
© Universal Pictures

O filme teve tanta repercussão que causou uma onda de dinomania, onde crianças e adultos começaram a apegar-se mais ainda aos dinossauros, uma febre aumentada pelos inúmeros produtos lançados com a marca JP, sendo brinquedos, roupas, lancheiras e tantos outros itens do filme. Hoje, no Brasil é difícil encontrar produtos JP, principalmente miniaturas de dinossauros, sendo mais encontrados nos Estados Unidos. Hoje existem disponíveis várias versões do filme em VHS e DVD. Um item interessante para colecionadores, que inclusive eu possuo, é a fita VHS do filme original com capa estilizada. A caixa do VHS é texturizada como rocha e nela existem fósseis em alto relevo, além do logotipo do filme em papel brilhante, peça incrível.
Em DVD existem versões avulsas, como também duas versões em box, ou seja, uma coletânea com todos os filmes. Uma versão do box contém 3 discos, cada um com um filme e seus respectivos extras/bônus. A outra versão contém 4 discos, igual a anterior porém com um disco adicional que é repleto de extras exclusivos, o disco é chamado "Além de Jurassic Park", os DVDs foram vendidos no Brasil, porém a versão de 4 discos está fora de catálogo e as fitas de VHS somente são encontradas usadas.
O filme foi seguido por uma sequência chamada The Lost World Jurassic Park (1997) (O Mundo Perdido Jurassic Park) também baseado no livro de mesmo título de Michael Crichton. Há ainda o terceiro filme, Jurassic Park 3 (2001).
Abaixo segue a lista dos Dinossauros que aparecem no filme e no livro.
Dinossauros que aparecem no filme:
Dinossauros do livro:


Confira abaixo a lista do elenco principal do filme, o ator à esquerda e à direita seu respectivo personagem.
Sam Neil------------------ Dr. Alan Grant
Laura Dern--------------- Drª Ellie Sattler

Jeff Goldblum-------------Dr. Ian Malcolm

Richard Attenborough-- John Hammond

Ariana Richards--------- Lex Murphy

Joseph Mazzello--------- Tim Murphy
Martin Ferrero----------- Donald Gennaro

Bob Peck-------------------Robert Muldon
Samuel L. Jackson------- Ray Arnold

B.D. Wong----------------- Dr. Henry Wu

Wayne Knitgh------------ Dennis Nedry

Gerald r. Molen-----------Gerry Harding

Cameron Thor------------ Lewis Dodgson


O filme é um sucesso absoluto, mas mesmo assim contém alguns erros de gravação ou na reconstrução dos animais, alguns citarei abaixo, porém como a lista de erros é grande, disponibilizo um link para outro site com todos os erros.
O Velociraptor no filme tem quase 3 metros de comprimento e 1,80 de altura, tamanho incorreto, pois o animal real não era maior do que um peru em altura, chegando no máximo a 1,80 metros de comprimento, além de ter penas e um crânio totalmente diferente.
Nada comprova que o T.rex enxergava somente o que se move, característica inventada pelo autor.
Cena dos raptores na cozinha
© Universal Pictures
Na cena em que o T.rex foge, ele pula a mureta do seu perímetro até a estrada e joga o carro para dentro do seu "cercado", porém o carro cai sobre uma árvore. Dentro do cercado o solo fica muito abaixo do nível da estrada, formando uma espécie de desfiladeiro. Porém, anteriormente quando o dinossauro ainda está tentando destruir a cerca para sair podemos notar claramente que está no mesmo nível da estrada, o que seria impossível devido ao desfiladeiro.

Para ver os demais erros do filme, clique aqui e confira o site Falha Nossa, com todos os erros. Para ver o site oficial do filme clique no nome do do filme a seguir: Jurassic Park Site oficial.
O filme foi gravado em sua maior parte no Havaí ou em estúdio, mesclando cenas com animais robóticos, feitos pelos estúdios de Stan Winston com os modelos feitos em computação gráfica. No filme, sempre que o dinossauro aparece inteiro é computação gráfica, quando aparecem somente partes do animal próximas à câmera você está vendo um dos modelos de Stan Winston. Essa combinação fez tanto sucesso que inspirou alguns produtores a criar Walking with Dinosaurs, além de outros documentários da série.

Fontes

3 comentários :

lore disse...

Patrick, não sabia q vc era biólogo e veterinário da Ingen rsrs(arquivo Ingen).
O Jurassic Park tem os seus erros, mas é um filme MUITO bom.

Unknown disse...

Afs... Já cansei de ouvir as criticas que os sites fazem sobre jurassic Park sobre os dinossauros, vou repetir como eu repito em milhares de sites. "Os Animais do Jurassic Park não são dinossauros, ou algo do gênero, são monstros criados através de mutações com genis de dinossauro com o do sapo".Ok?

Zoologista Pedro disse...

Os dinos do parque são sim dinossauros, só que modificados graças aos genes anfíbios. Claro, os raptores são bem modificados, mas isso não importa, o filme continua sendo um dos melhores de todos os tempos!