Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Saurópode espanhol é a mais nova descoberta européia

© BBC

Um grande dinossauro foi encontrado na Espanha, com um esqueleto bem conservado. Saiba mais sobre isto lendo a postagem completa.

O dinossauro em questão é um enorme saurópode de mais de 20 metros de comprimento, com peso estimado em mais de 40 toneladas e idade de aproximadamente 120 milhões de anos.
O que chama mais a atenção é que o esqueleto está muitíssimo bem preservado, mas tão bem conservado que os ossos nem foram mudados de posição, ficaram na pose original, onde deveriam ser quando o animal era vivo.
Foi exatamente em Morella, província de Castellón na Espanha que o esqueleto foi achado e começa a ser escavado. Segundo os paleontologistas, ele viveu no Cretáceo Superior, o que é menos comum para dinossauros de pescoço longo, afirmou Jose Miguel Gasulla.
Gasulla ainda não tem estimativa de quanto tempo sua equipe vai levar para retirar os restos do dinossauro do local, mas afirma que o processo deve ser muito lento.
© BBC
Em minha opinião, digo, como leigo que sou eu (Patrick), acredito que o animal ficou na mesma posição em que morreu por todo o tempo de fossilização porque o esqueleto ficou fora da vista dos predadores. Tenho duas teorias para isto, uma é a de que o local onde o dinossauro morreu deve ter sido bem seco naquela época, um local inóspito até para um dinossauro, então o saurópode provavelmente doente ou fraco se aventurou desesperadamente atrás de comida em uma espécie de deserto e então morreu. Como neste local seco os predadores não chegavam, o esqueleto logo se fossilizou sem ser alterado. No entanto, se não me engano aquela parte da Europa no Cretáceo estava mais para floresta tropical do que deserto, o que pode invalidar minha ideia. Outra hipótese é que o dino morreu atrás de um rochedo ou em algum vale escondido e ali se manteve do mesmo modo que morreu.

Fonte

0 comentários :