Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quarta-feira, 17 de junho de 2009

Tylosaurus

Tylosaurus em evidência no centro
© Fábio Pastori


O primeiro fóssil do Tylosaurus foi descoberto há muito tempo, no Kansas, precisamente no Monumento das Rochas que fica no Condado de Gove, e o descobridor foi o Coronel Connyngham que junto com um amigo fizeram o achado. O Professor Louis Agassiz visitou a redondezas em 1868 e adquiriu o fóssil. Além de ser o primeiro fóssil deste animal, este foi o primeiro mosassauro encontrado no Kansas, que em seguida foi descrito pelo famoso Edward Drinker Cope, batizado com o nome Macrosaurus proriger e colocado na coleção do Museu de Harvard de Zoologia Comparativa.
Esqueleto de Tylosaurus
© Williston (1898)
Outro espécime foi analisado por Cope que o denominou Macrosaurus owen, mas no ano seguinte ele analisou o fóssil com mais atenção e determinou que pertenceria a uma espécie de mosassauro previamente conhecida da Inglaterra, chamado Liodon owen.
Dois anos mais tarde O. C. Marsh notou que havia várias diferenças entre o animal americano e o europeu, então propôs que criassem um novo gênero para o americano, que seria Rhinosaurus, que quer dizer "Lagarto Nariz", tudo baseado nas características dos mosassauros encontrados e em mais um esqueleto melhor preservado que ele (Marsh) havia escavado no lado sul de um lugar chamado Smoky Hill River em 1871, o qual ele denominou Rhinosaurus micromus.
Cerca de um ano depois os paleontólogos vieram a saber que o nome Rhinosaurus já havia sido usado para batizar uma outra espécie, então deveria ser alterado. O nome então que tomaria seu lugar seria Tylosaurus, este sugerido por Marsh. Cope contrariando seu rival sugeriu outro nome, mas foi logo descartado porque este também já estava em uso.
O paleontólogo Joseph Leidy foi o primeiro a colocar o Macrosaurus proriger nomeado por Cope no gênero Tylosaurus de Marsh em 1873. Algum tempo depois, precisamente em 1876, Cope nomeou outra espécie, o Tylosaurus napaeolicus e recentemente, em 2005, Everhart nomeou o Tylosaurus kansasensis, além de que existem outras espécies de Tylosaurus, encontradas em diversos locais.
Alguns espécimes são particularmente interessantes, como um grande indivíduo pertencente a espécie T. proriger que foi encontrado por C. D. Bunker perto de Wallace - Kansas, pois hoje é considerado um dos maiores já encontrados, cujo fóssil está exposto no Museu de História Natural da Universidade do Kansas.
Outro fóssil incomum foi achado em 1918, por Charles H. Sternberg, que era um Tylosaurus com restos de um plesiossauro no estômago. O espécime está montado no Museu Nacional dos Estados Unidos, também conhecido como Instituo Smithsonian. Os restos do plesiossauro estão armazenados no museu também.
Esqueleto do Tilossauro que continha o plesiossauro no estômago
©
Ryan Somma
Entretanto, estes importantes espécimes (o Tilossauro e o plesiossauro) foram brevemente descritos por Sternberg em 1922, mas as informações foram perdidas. Em 2004, Everhart estudou o espécime e fez uma nova descrição, que serviu de base para a história do filme da National Geographic chamado "Sea Monsters" (2007) e para um livro do mesmo nome, também de autoria de Everhart.
De todas as espécies de Tylosaurus descobertas até hoje, somente 3 delas posso afirmar que são oficialmente tidas como válidas para a ciência como espécies distintas, sendo elas as seguintes:
  • Tylosaurus proriger;
  • Tylosaurus nepaeolicus;
  • Tylosaurus kansasensis;
  • Tylosaurus pembinensis; 
Outras espécies foram nomeadas, mas não sei dizer se são válidas ou já foram renomeadas. Pode ser que as espécies abaixo sejam exemplares de outros gêneros ou das espécies já consideradas válidas de Tylosaurus. Enfim, no final das contas, não consigo garantir que as espécies abaixo sejam válidas, há muita confusão e encontrar fontes com um apanhado geral das espécies válidas não tem sido fácil. Na verdade só com uma análise minuciosa e com achados mais completos poderíamos determinar exatamente se as espécies abaixo são diferentes entre si e das outras três citadas ou se são iguais.
  • Tylosaurus haumuriensis (sinônimo de Taniwhasaurus);
  • Tylosaurus ivoensis (pode ser que seja sinônimo de Hainosaurus);
  • Tylosaurus gaudryi
  • Tylosaurus iembeensis
  • Tylosaurus capensis
  • Tylosaurus saskatchewanensis; 
  • Tylosaurus oweni;

Até o momento só encontrei confirmações seguras de espécies que foram encontradas no Canadá e Estados Unidos. Diversas fontes indicam espécies de Tylosaurus encontradas na Europa e outras regiões, porém as informações dessas espécies são confusas ou baseadas em apenas dentes. Optei portanto em listar no perfil do animal apenas estes dois países, porém caso descubra com mais segurança informações sobre a distribuição do gênero, atualizo o post.
O Tilossauro é um literalmente um lagarto marinho, não é considerado dinossauro e nem mesmo um tipo de ictiossauro ou plesiossauro, embora tenha vivido na mesma época deles. Eles estão mais próximos dos lagartos monitores atuais do que de outros répteis. Um gênero que é muito próximo em parentesco com o Tilossauro é o Hainosaurus, conhecido da Europa e América do Norte. O Tylosaurus e o Hainosaurus estão juntos na família Tylosaurinae e são chamados informalmente como "tilossauros" ou "tilossauríneos".
Estes "tilossauríneos" foram agrupados por Bell juntos com os mosassauros pliotecarpinos, entre eles Platecarpus, Plioplatecarpus, em um grupo monofilético informal que é chamado de "Rissellosaurinae."

O Tilossauro, como sendo praticamente o maior predador dos mares no Cretáceo, não era páreo para nenhum outro animal, ele "dominava a área", talvez pudesse comer até dinossauros grandes que se aproximassem de um local de onde este "lagartão" pudesse atacá-los. No entanto é mais provável que ele comesse animais menores, como peixes, moluscos e tartarugas, além de outros répteis marinhos como Plesiossauros e outros mosassauros. Já foram encontrados diversos animais no que seria o estômago fossilizado de um Tilossauro, entre estes animais estavam peixes ósseos, incluindo o Bananogmius, tubarões, mosassauros menores e até uma daquelas aves marinhas enormes, chamadas Hesperornis.
Tylosaurus atacando um Bananogmius
© Dmitry Bogdanov

O comportamento destes animais é pouco conhecido, no entanto sabe-se que eles subiam à superfície para respirar, afinal eram répteis e não peixes. Seu comportamento social é incerto, talvez vivessem em grupos familiares para proteger os filhotes, sendo que o grupo seria de fêmeas adultas com filhotes, enquanto machos viveriam sozinhos, porque eram territorialistas e agressivos. Aliás, imagina-se que estes animais davam a luz aos filhotes já desenvolvidos e prontos para nadar, em vez de voltar à costa para botar ovos, como as tartarugas fazem, porque seria complicado demais para um filhote rastejar até a água, além de que o deslocamento até um local apropriado seria cansativo e demorado.
Seus hábitos predatórios podem ter sido o de emboscada, porque um grande animal como o Tilossauro teria desvantagem em uma perseguição. Assim, preferia ficar em águas mais escuras ou entre as rochas ou plantas que pudessem escondê-lo, até que uma presa desavisada passasse, então este grande réptil atacaria com toda força e fúria. Talvez nadasse lenta e silenciosamente por baixo das presas e num ataque surpresa daria um impulso para cima, podendo até saltar para fora da água.
Tilossauro atacando um tubarão
© JKW
Seu corpo era adaptado à vida marinha, embora seus parentes mais próximos sejam lagartos, este animal era um pouco diferente. Seu corpo tinha os membros mais curtos que o dos lagartos e transformados em nadadeiras por uma formação do que pode ter sido carne ou somente pele entre os ossos digitais, ou seja, simplificando, uma membrana entre os dedos. Uma semelhança porém o aproxima das serpentes, que é sua mandíbula, com adaptações que permitem maior flexibilidade para engolir pedaços grandes ou até pequenas presas inteiras.
Observe a abertura da boca do Tilossauro© Todd Marshall
Usava a cauda poderosa, com mais de 80 vértebras, para dar propulsão na locomoção e as nadadeiras serviam como leme, direcionando o animal de acordo com o movimento que este fazia com as nadadeiras. Estudos recentes de impressões de pele da cauda de um mosassaurídeo chamado Prognathodon revelaram que o grupo tinha a cauda similar em formato à de um tubarão. Havia uma bifurcação no final, a parte de baixo sendo mais longa que a de cima. Sua pele era revestida de escamas finas como nas serpentes ou lagartos, fato evidenciado por impressões de pele fossilizadas encontradas, pertencentes a um Tylosaurus.
Como deve ter parecido o Tilossauro
©
Felipe Alves Elias
O Tilossauro é um animal que vem tomando espaço no conhecimento popular, cada vez mais reconhecido. Uma aparição deste réptil no documentário "Sea Monsters" da BBC com apresentação de Nigel Marven ajudou a popularizá-lo. Ele é mostrado como o predador máximo dos mares do Cretáceo, chamado de "Mar do Inferno" por Nigel e sua equipe. Para saber mais sobre o documentário e o porque deste "apelido" a este oceano, visite a postagem deste documentário clicando no nome do mesmo, logo acima.
Tylosaurus de Sea Monsters
© BBC
Tylosaurus de Sea Monsters
© BBC
Tylosaurus, Nigel e dois outros aventureiros
© BBC

No documentário "Sea Monters: A Prehistoric Adventure", produzido pela National Geographic com parceria da IMAX, o Tilossauro é um dos "astros" principais.
Tilossauro da National Geographic
© IMAX

Na série "Primeval", um mosassauro é mostrado, não é especificado qual, pode ser que fosse um Tilossauro jovem, afinal o tamanho é estimado na série em 10 metros para o maior que aparece. Porém na série é mostrado com uma aparência mais grotesca, com pele como a dos crocodilos, um exagero, talvez para torná-lo mais feio e assustador.
Mosassauro de Primeval - Seria um Tilossauro?© ITV
A empresa Safari Ltd. recentemente lançou um boneco deste terrível predador, pela Coleção Carnegie de miniaturas de seres pré-históricos. O modelo foi muito bem esculpido por Forest Rogers, com consultoria de pesquisadores do assunto, incluindo Everhart.
Carnegie Tylosaurus

Fontes

1 comentários :

Mundo dos bichos disse...

Achei 10 apost! Ah! E sobre Primeval, eu mesmo não perco meu tempo assistindo. Os bichos são bem feitos, mas ficam com uma aparencia grotesca.