Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Garras em forma de foice: serviam mesmo para cortar?

Velociraptor
©
Nicolau
Por muitos e muitos anos o público em geral viu os raptores em geral como matadores terríveis, assassinos hábeis e ágeis, com garras em forma de foice afiadíssimas prontas para retalhar qualquer presa. Com o passar do tempo a concepção do uso de tais garras mudou e agora um paleontologista está chamando a atenção com uma nova teoria, um tanto estranha. Confira a nova hipótese lendo a postagem completa.

Os raptores já eram famosos no mundo da paleontologia há muito tempo, mas com a estréia de Jurassic Park (1993) eles provocaram um furor enorme na mídia, tornando-se muito populares em termo de dinossauros, além de que nos filmes da franquia já citada eles acabaram por tornar-se os "vilões" mais temidos, mais ainda que o T.rex ou o Espinossauro.
Nos filmes, os raptores tinham garras enormes, potentes, que serviam para rasgar a carne da vítima profundamente, o que há algum tempo atrás foi tornando-se algo duvidoso.
Alguns pesquisadores fizeram testes e constataram que as garras do Velociraptor não podiam cortar tanto, pois não tinham bordas afiadas, mas sim lisas e arredondadas, mesmo na parte curva que pegava na carne da vítima. Talvez só a ponta dela arranhasse a superfície da pele e nada mais.

Agora, uma nova teoria apareceu, elaborada por paleontólogos que estudaram a biomecânica das garras do Velociraptor e dizem que as garras serviam para dois propósitos, os quais veremos abaixo analisando caso a caso.
1º - As garras serviam para agarrar a presa e firmar-se sobre ela: Phil Manning, da Universidade de Manchester, no Reino Unido, junto com alguns colegas, afirmam que as garras perfuravam a pele e ajudavam o dinossauro a ficar agarrado ao pobre animal que lhe serviria de alimento, porém não seria capaz de rasgar a pele como uma faca.
Em minha opinião de mero leigo no assunto, pois sou apenas um amante da paleontologia, essa é uma hipótese bem plausível para o uso da garra dos raptoriformes, uma função semelhante à que estamos acostumados a ver, porém mais mais realista e digamos, menos cinematográfica, dramática.

2º - Garras para escalada: segundo Manning e sua equipe, análises biomecânicas do pé e garra revelaram que suportariam perfeitamente o peso de um raptor adulto e por isto eles sugerem que a garra fosse usada como apoio para subir em árvores!
De acordo com Phil, o Velociraptor usaria a garra e a força dos pés para subir em árvores e empoleirar-se em galhos, esperando a presa, para saltar sobre ela em um ataque surpresa, partindo assim para os arranhões e mordidas. Ele ainda ressalta que um dado importante para tal afirmação é que o Microraptor, um pequenino terópode maniraptor emplumado, com penas nas pernas e braços formando pseudo-asas, subia em árvores e planava saltando delas, em pleno período Jurássico.
Assim sendo, ele conclui dizendo que " a musculatura da perna e da cauda mostra que estes animais estão adaptados para subir em vez de correr".
Enquanto isto, Peter Makovicky, um paleontólogo do Field Museum of Chicago, disse que ancestrais do Velociraptor, como o Microraptor podem sim ter sido escaladores de árvores, usando as garras para isso, mas que os primos maiores, do Cretáceo, como o famosíssimo dino já citado anteriormente, adaptaram a garra para funções diferentes, principalmente para caçar e ferir as vítimas. Para completar, Mackovicky diz que vários raptores eram grandões, como o Utahraptor e Achillobator, que mediam cerca de 5 metros de comprimento, senão mais e por isso "seria difícil encontrar uma árvore em que eles pudessem subir."

O meu ponto de vista em relação ao segundo caso é o mesmo de Mackovicky, pois duvido muito que um raptor qualquer pudesse subir em árvores, pelo menos não os do Cretáceo, que mediam mais de 1 metro de comprimento. Imaginem um Velociraptor tentando subir em uma árvore? É o mesmo que uma tartaruga escalando um vidro! Ele só conseguiria se existisse um galho ou outro "degrau" natural qualquer para que pudesse iniciar a escalada. Assim mesmo, teria que agir como um equilibrista, parando nos galhos finos com muita dificuldade, pois lembrem-se, os dinos apoiam o corpo nos dedos e não na sola do pé e assim sendo poderia facilmente errar a passada ou escorregar de um galho. Não tinha dedos aptos para segurar galhos, tanto no pé quanto na mão e muito menos uma cauda prênsil, como a de alguns macacos atuais, que enrolam tal extremidade do corpo em galhos como um 5 membro e conseguem suportar o peso total de seu corpo.
Finalizando, com minha opinião, raptores tinham garras para caçar, arranhar, esfolar e agarrar-se à presa, mas não para cortar, triturar nem abrir a vítima ao meio, muito menos ainda para usar em escaladas.

Fonte

4 comentários :

deck disse...

Ike,eu vi em uns programa do Discovery,e do NatGeo,que os velociraptores tenho mais ou menos o tamanho de um peru em altura,e a garra sim,na minha opiniao concordo com a 1° hipotese,ela servia eu acho que para perfurar,nao para rasgar,a lem do mais a couraça de alguns ceratopsianos,era muito rigida,dificil de cortar,mais erea bem facil de furar,minha ipotese (e de alguns paleontologos),era de que eles usavam ela para perfurar o percoço bem na jugular,matando a presa facil sem presisar lutar muito.mais a ideia que eles escalavan é meio improvalvel,se eles tivessem pelo menos mais um dedo nas patas dianteiras seria até que bem posivel que eles escalasem.minha opiniao é essa

Henrique disse...

Ah, eu tb vi estes progrmas e um q eles pegaram um tesido, q eu n lembro o nome, e botaram carne de porco atraz e tentaram cortar com um replica da garra de um velociraptor, e a garra so prendeu, mas n rasgou.E depois fizeram o mesmo teste so q ao inves do tecido, pegaram couro de crocodilo, mas o couro sofreu um arranhãosinho minusculo, ja a garra quebrou um pedaço da ponta...

Mundo dos bichos disse...

Já vi em um desenho animado um velociraptor escalar uma ávore,mas era só para tornar tudo mais assustador. Sinceramente, a chance de um raptor escalar uma árvore é a mesma que um elefante rosa viajar para marte. Ele é meu dino favorito, mas consertesa, se escalasse uma árvore ele se espativava no chão antes mesmo de tentar se enquibrar! É oque eu acho...

incognito disse...

talvez, só talvez, ele subisse em uma árvore para espreitar a vítima como faziam os thylacoleos ou como os leopardos, suas garras perfurariam a casca da árvore eles ficariam ali, camuflados à espera do jantar e...