Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quarta-feira, 2 de maio de 2012

Mudanças: inevitáveis e necessárias!

E aí galera, o post de hoje é mesmo uma conversa que preciso ter com vocês. O Ikessauro enfim mudou mais um pouco e está com uma cara parcialmente nova, provavelmente novas mudanças virão em breve. Eu sempre adorei os filmes da série Jurassic Park e as imagens produzidas pelos filmes sempre foram de grande utilidade quando precisei montar um logo ou parte do template deste blog em que você está lendo. Mas com o passar do tempo percebi que não podia mais continuar reciclando material sem parar, precisava começar a criar, elaborar algo novo. Então decidi criar uma nova série de logos para o blog e o resultado você já deve ter visto acima, funcionndo no cabeçalho.
Confesso que me senti praticamente pelado ao remover o banner antigo e adicionar o novo. Eu me acostumei tanto com o velho logo baseado no do Jurassic Park que qualquer outra coisa parecia estranha, insuficiente. Mas tomei coragem, troquei o banner e acabei adorando o resultado. Meu blog está de cara nova, com um visual original e meu mesmo, que ninguém poderá usar igual sob pretexto de que eu também estava apenas copiando dos outros. Criei um novo slogan, oficial e original "Ikessauro - Onde a pré-história e você estão mais perto do que nunca!", que pode ser lido na barra de título do site e no cabeçalho. Mas a mudança do cabeçalho não foi nada, pois havia feito isso antes várias vezes.
A maior novidade até agora foi a completa reformulação do menu e das categorias do blog, para melhor organização e para que futuramente possa adicionar conteúdo diferente sobre temas antes não presentes no blog. Vamos conferir as mudanças do menu por parte, para deixar você familiarizado com ele desde já! Cada mudança está explicada abaixo em um marcador.

  • O MENU AGORA TEM EFEITOS DE MOUSEOVER!!!! - Esse efeito pessoal é aquele em que o botão do menu muda de cor ou desenho quando o cursor do mouse está em cima. Ajuda a melhorar o visual, fica mais bonito e serve para indicar ao internauta em que botão o cursor dele está. Passe o mouse sobre o menu e confira!
  • O MENU ESTÁ MAIS MODERNO! - Dei uma turbinada na aparência do menu, botão por botão. Não está perfeito, mas melhorou bastante! Observe o efeito de botão gel no círculo vermelho, agora mais 3D.
  • O MENU PERDEU CATEGORIAS! - Calma pessoal, eu explico porque! O menu já possuía antes vários botões, mais de 20 pra falar a verdade e acho que é mais do que qualquer menu de outro site que conheço. Mas é o preço que se paga pelo estilo e aparência. Pagamos por isso com espaço na página. Para organizar melhor o menu e definir bem o que cada categoria significava, retirei alguns botões e as postagens foram linkadas em outra categoria. Alguns apenas mudaram de nome. Abaixo você confere um por um dos botões removidos e pra onde foram seus conteúdos:
  1. BOTÃO ANQUILOSSAUROS: Foi removido e as postagens adicionadas em "THYREOPHORA".
  2. BOTÃO AVISOS DO IKESSAURO: Foi removido e as postagens adicionadas em "NOTÍCIAS".
  3. BOTÃO CERATOPISIANOS: Foi removido e as postagens adicionadas em "MARGINOCEPHALIA".
  4. BOTÃO CROCODILOMORPHOS: Foi removido e as postagens adicionadas em "CRUROTARSI".
  5. BOTÃO ESTEGOSSAUROS: Foi removido e as postagens adicionadas em "THYREOPHORA".
  6. BOTÃO FILMES: Foi removido e as postagens adicionadas em "DINOS NA MÍDIA".
  7. BOTÃO HADROSSAUROS: Foi removido e as postagens adicionadas em "ORNITHOPODA".
  8. BOTÃO ICTIOSSAUROS: Foi removido e as postagens adicionadas em "RÉPTEIS MARINHOS".
  9. BOTÃO JOGOS E DICAS: Foi removido e as postagens adicionadas em "DINOS NA MÍDIA".
  10. BOTÃO MOSASSAUROS: Foi removido e as postagens adicionadas em "RÉPTEIS MARINHOS".
  11. BOTÃO PAQUICEFALOSSAUROS: Foi removido e as postagens adicionadas em "MARGINOCEPHALIA".
  12. BOTÃO PLESIOSSAUROS: Foi removido e as postagens adicionadas em "RÉPTEIS MARINHOS".
  13. BOTÃO POSTAGENS ESPECIAIS: Foi removido e as postagens adicionadas em "PALEOPÉDIA". O nome da categoria era muito vago, algo que não especificava assunto. As postagens foram mudadas e posteriormente serão remarcadas com marcadores diferentes caso não se encaixem em "PALEOPÉDIA".
  14. BOTÃO SAURÓPODES: Foi removido e as postagens adicionadas em "SAUROPODOMORPHA".
  15. BOTÃO TERÓPODES: Foi removido e as postagens adicionadas em "THEROPODA".
  16. BOTÃO VÍDEOS: Foi removido e as postagens adicionadas em "DINOS NA MÍDIA".
  17. BOTÃO WALLPAPERS: Foi removido e as postagens adicionadas em "DOWNLOADS".
  • ABAIXO VOCÊ CONFERE OS BOTÕES NOVOS E PORQUE FORAM CRIADOS, O MOTIVO DA NOMEAÇÃO COM TAL NOME ETC.
  1. BOTÃO AMPHIBIA - Criado para abrigar postagens sobre anfíbios extintos, pois não havia categoria que comportasse tal tema antes.
  2. BOTÃO CRUROTARSI- Criado para abrigar postagens sobre todos os répteis extintos do grupo, além de crocodilos vindos da categoria "CROCODILOMORPHOS" haverá artigos sobre outros répteis do grupo que não são crocodilos verdadeiros, como Rauisuchios que antes não tinham categoria específica.
  3. BOTÃO DINOS NA MÍDIA- Criado para mesclar 3 categorias e dar espaço para outros botões no meu. Nesta categoriam foram mescladas "FILMES", "JOGOS & DICAS" e "VÍDEOS". Posteriormente abrigará artigos sobre livros e outras mídias que possam surgir.
  4. BOTÃO INVERTEBRADOS- Criado para abrigar postagens sobre invertebrados extintos, pois não havia categoria que comportasse tal tema antes. Tratarei de insetos, artrópodes em geral, moluscos, enfim, qualquer invertebrado extinto.
  5. BOTÃO MARGINOCEPHALIA- Criado para unir duas categorias, "CERATOPSIANOS" e "PAQUICEFALOSSAUROS". O nome escolhido é o nome do grupo de dinossauros com adornos no crânio, ou seja, que abriga taxonomicamente os dois grupos citados.
  6. BOTÃO PALEOPÉDIA- Criado para abrigar postagens sobre qualquer assunto relacionado à paleontologia e que não se encaixa nas demais categorias. Artigos desta categoria posteriormente serão somente os que tratam de geologia, sedimentação em geral, fossilização, a parte mais técnica da geologia ou paleontologia entre outros temas do gênero. Substituiu o antigo "POSTAGENS ESPECIAIS".
  7. BOTÃO RÉPTEIS MARINHOS- Criado para mesclar em uma categoria outras 3 e dar espaço para novos botões no menu. As categorias mescladas foram "ICTIOSSAUROS", "MOSASSAUROS" e "PLESIOSSAUROS".
  8. BOTÃO REPTILIA- Provavelmente o mais abrangente de todos. Esta categoria poderia abrigar todos os dinossauros, répteis marinhos, pterossauros, enfim, quase todos os grupos do menu sobre algum tipo de réptil. Foi criado principalmente para abrigar postagens sobre répteis bem primitivos como Diapsidos ou Anápsidos entre outros que não possuem categoria própria. Como várias outras categorias podem ser incluídas em "REPTILIA", futuramente adicionarei atalhos dentro de Reptilia para outras categorias.
  9. BOTÃO SAUROPODOMORPHA- Substituiu "SAURÓPODES", para poder abrigar também os Prossaurópodes, que são mais primitivos e não considerados Saurópodes verdadeiros.
  10. BOTÃO SYNAPSIDA- Criado para abrigar postagens sobre os répteis Sinapsidos, ou répteis-mamíferos, como Dimetrodon, Inostrancevia, Didelphodon, etc, pois não havia categoria que comportasse tal tema antes.
  11. BOTÃO TEMPO GEOLÓGICO- Criado para abrigar postagens sobre as eras, períodos épocas e afins, pois não havia categoria que comportasse tal tema antes.
  12. BOTÃO THEROPODA- Substituiu o "TERÓPODES" para um nome formal e de agora em diante abrigará postagens sobre "AVES", que não tem botão próprio porque foram classificadas como dinossauros terópodes. Aves pré-históricas terão artigos na categoria "THEROPODA".
  13. BOTÃO THYREOPHORA- Mesmo caso do Marginocephalia. O Thyreophora é o grupo dos dinossauros com armadura, ou seja, Anquilossauros e Estegossauros. Então nessa categoria foram unidos os botões "ESTEGOSSAUROS" e "ANQUILOSSAUROS".
Lembrando que os marcadores antigos dos botões velhos ainda funcionam, então podem usar clicando neles no fim das postagens. Por exemplo, Não tem botão "Ceratopsianos", mas se entrar em "Marginocephalia" e procurar uma postagem de um ceratopsiano, no fim dela haverá o velho marcador "Ceratopsianos" que levará você a uma página só com postagens com este marcador.
Enfim espero que tenham gostado das mudanças, algumas categorias ainda estão vazias, mas espero preenchê-las em breve. Você pode ajudar se quiser, basta fazer sua pesquisa, obviamente citando todas as fontes, se forem impressas citar a bibliografia completa, se for fonte online um link da página basta. Imagens podem ser enviadas e de preferência aquelas que o autor permitiu o uso, com o nome do mesmo para creditar. Pode enviar tudo por email para patrick_krol.sk8@hotmail.com, dou preferência para o texto em arquivo do word ou bloco de notas, com imagens em um arquivo zipado. Caso você contribua, farei a postagem com seu conteúdo + conteúdo que eu julgar pertinente e citarei sue nome completo como contribuinte.
All in all, como dizem em inglês, tudo terminou bem, depois de 3 dias exaustivos de pesquisa de javascript, CSS e html para criar o menu. Para uns o código é simples, pra mim foi difícil montar, ainda mais pela quantia de botões. Estou super feliz com o resultado, aguardo comentários seus opinando sobre as mudanças. Grande abraço e até a próxima!

3 comentários :

biopdf disse...

ola eu gostei muito das novidades do seu blog bem interessante você que lida com "dinossauros" gosta dessa parte de paleontologia acho que no meu blog tem algo que te interessa é um livro digital de paleontologia
http://www.biohd.co.cc/2012/04/livro-digital-de-paleontologia.html talvez tenham outras coisas visite la eu to sempre por aqui tudo de bom

Unknown disse...

Adorei a atualização! O blog já estava bom, agora está melhor ainda. Os botões e a nova imagem de cabeçalho ficaram muito legais! Sem querer bajular, esse blog é o mais completo, numa linguagem mais simples e mais caprichado que eu já vi até agora. Continue assim.

Patrick disse...

Obrigado Edu, bom saber que você curtiu as mudanças. Fique de olho, nos próximos dias haverá material novo!