Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sábado, 19 de abril de 2008

Álbum Marcante: Chocolate Surpresa Nestlé Dinossauros

Capa do álbum
© Ikessauro

Você lembra deste álbum? Não lembra? Não chegou a colecionar as figurinhas ou nem gostava de dinossauros naquela época? Que tal então conhecer a coleção? Se você sentiu-se interessado, acesse o restante da postagem expandindo-a no link abaixo e confira a minha história com a coleção, além de poder baixar o álbum completinho.

Bem pessoal, muitos amantes dos dinossauros começaram seu gosto pelos grandalhões pré-históricos começaram este gosto lendo livros e revistas, outros vendo filmes ou desenhos animados e ainda aqueles que aprenderam o que é um dinossauro brincando com bonecos dos mesmos. Mas ainda acredito que exista mais um fator que induz crianças a gostar destes animais e este fator é o colecionismo. Na infância, é inevitável que colecionemos algo, desde pedrinhas bonitas encontradas pelo caminho à brinquedos caros, claro dependendo do gosto do indivíduo e do seu (dos pais na verdade) poder aquisitivo. O tipo de coleção mais comum na infância, creio eu, é o de figurinhas, sejam de chiclete, de bala, cromos, cards e outros itens do gênero. Aposto que você lembra-se de alguma coleção de figurinhas que fez na infância, assim como eu lembro de ter colecionados os famosos Tazos da Elma Chips de diversos temas, figurinhas de chiclete, figurinhas daqueles álbuns que davam prêmios e ainda as figurinhas/cards do Chocolate Surpresa, que no meu caso foi uma das coleções mais marcantes que fiz na infância, talvez por ser a primeira.
O Chocolates Surpresa, era produzido pela empresa de alimentos Nestlé, vendidos em forma de uma barra simples de chocolate ao leite, delicioso por sinal, com um cartão/figurinha acompanhando o doce dentro da embalagem. Começaram a ser vendidos no Brasil na década de 1980 e o sucesso prosseguiu na década seguinte. As primeiras coleções eram de animais do mundo, da amazônia, do pantanal, seres marinhos, cachorros de raça entre outros. Com a dinomania ressurgindo no início dos anos 90, devido à grande exposição dos dinossauros na mídia, o lançamento do filme Jurassic Park (1993) e diversas outras coleções falando no assunto, a empresa não perdeu tempo, elaborou logo uma coleção sobre estes seres extintos, que incluía diversas espécies.
Eu conheci o chocolate indo ao supermercado que ficava no lado oposto da rua, lembro que eu e meu avô fomos ao mercado, e, fuçando entre os chocolates vi aquela barra, com uma embalagem de papel marrom (isso mesmo, papel e não plástico!) na prateleira, aquele T.rex bonitão na frente, me conquistou instantâneamente, mesmo eu nem sabendo o que era um dinossauro. Gostei, peguei um chocolate e levei, já que meu avô ia comprar um doce pra mim. Chegando em casa eu descobri a figurinha dentro da embalagem, só não lembro qual dinossauro era (dá uma folga hein, eu tinha uns 3 a 4 anos, não vou lembrar de tudo hehehe). Consegui com um amigo uma cópia digitalizada da embalagem, para matar minha saudade daquela época e claro, postar aqui para todos os que conheceram a coleção.

Embalagem do chocolate
©
Blog do ikessauro
A partir daquele dia eu comecei a me familiarizar com os dinossauros e obviamente que enchia a paciência de meus pais para que comprassem o chocolate, insistência que me rendeu praticamente duas coleções de figurinhas completas. Cada card tinha no verso as informações sobre o animal da figura e ainda uma curiosidade, que minha mãe lia para eu ouvir, afinal, eu ainda não havia aprendido a ler. Minha mãe resolveu me agradar e pediu pelo correio o álbum da coleção, enviando 4 embalagens por carta. Quando o álbum chegou, ela me mostrou e eu adorei, embora tenha ficado com medo de colar as figurinhas, pensando que a partir daí não haveria um modo de minha mãe ler o verso pra mim. Só descancei quando me explicaram que o álbum tinha escrito tudo o que estava no verso dos cards, então concordei e montei o álbum.
Infelizmente, meu álbum completinho sumiu... Não lembro se perdi, se roubaram, só sei que sumiu. Me restaram as figurinhas soltas, mas se um álbum some, vários cards soltos desaparecem com mais facilidade ainda não é ?
Com o passar dos anos, meu gosto por dinossauros foi ficando esquecido, embora sempre aflorasse cada vez que via um eheheh, mas o álbum nunca reapareceu. Anos depois, quando voltei a admirar os dinossauros, aprendi a usar a internet e obtive acesso a computadores com conexão, consegui comprar de um vendedor um álbum completo em bom estado de conservação. Imaginem a felicidade que senti ao ver o álbum em minhas mãos, parecia a mesma criança de 4 anos ahhaha.
Mas, falando do álbum e da coleção, posso dizer que é incrível, muito legal, pois reune 30 animais pré-históricos em figurinhas ilustradas com pinturas realistas e bem coloridas, além de que praticamente todos os animais foram retratados anatomicamente corretos, se comparadas às mais recentes reconstruções feitas pela ciência. O álbum contava sobre o surgimento, desenvolvimento e extinção dos dinossauros, dividindo as figurinhas em 3 grupos, de acordo com o período em que o animal viveu dentro da Era Mesozóica, também explicando cada período, Triássico, Jurássico e Cretáceo.
Abaixo você confere cada animal que foi inserido na coleção, em ordem numérica de acordo com o número que leva na coleção e dividos por período:
Triássico
1 - Cynognathus
2 - Staurikosaurus
3 - Shonisaurus
4 - Heterodonthosaurus
Jurássico
5 - Dilophosaurus
6 - Elasmosaurus
7 - Stegosaurus
8 - Apatosaurus
9 - Archaeopteryx
10 - Allosaurus
11- Brachiosaurus
12 - Othnielia
13 - Hypsilophodon
14 - Compsognathus
Cretáceo
15 - Baryonyx
16 - Deinonychus
17 - Oviraptor
18 - Iguanodon
19 - Tyrannosaurus rex
20 - Styracosaurus
21 - Parasaurolophus
22 - Ornithomimus
23 - Pachycephalosaurus
24 - Triceratops
25 - Spinosaurus
26 - Protoceratops
27 - Velociraptor
28 - Maiasaura
29 - Euoplocephalus
30 - Cearadactylus

Dos 30 animais do álbum, 5 não são dinossauros, embora o nome da coleção seja Dinossauros. São estes o Cinognathus, que é um réptil-mamífero, o Shonisaurus e o Elasmosaurus, que são répteis-marinhos, o Archaeopteryx, uma espécie de ave - réptil e o Cearadactylus, um réptil voador. Um detalhe é que alguns dados do álbum estão incorretos, como o Elasmossauro, que está entre os animais do Jurássico, mas que na verdade era do Cretáceo. Não que os dados foram mal interpretados, mas estão meio que ultrapassados, como a história do Oviraptor roubando ovos. Com o passar dos anos, novas descobertas ocorrem e alguns dados são revisados, alterados ou substituídos por interpretações mais conclusivas e com provas mais sólidas.





Voltando ao álbum, poderia descrevê-lo da seguinte forma: pequeno, do tamanho de um caderno destes pequenos, formato brochura (que não é capa dura), cuja capa você pode ver no início da postagem. Na contra capa há o resto da imagem do ninho, com um Triceratops, naturalmente a mãe, observando o filhote a sair do ovo. Durante a leitura, quem nos apresenta os textos e os dados é uma espécie de mascote, um dinossaurinho bem simpático que guia nossa viagem através do álbum. O material usado e qualidade dos textos e imagens é alto, pois foi editado pela Editora Abril, uma das melhores, do país para não dizer a melhor. Os desenhos, segundo o que diz no álbum, foram feitos por Rodrigo Leão e Brasilio T. Matsumoto, acompanhados pelos textos da escritora Elizabeth Loibl. Como dito, o álbum saiu no início dos anos 90, precisamente em 1993 se não me falha a memória.
Ao fim do álbum, na parte do interior da contra-capa, há um mini-pôster com todos os animais do álbum, organizados por período e com seu nome escrito ao lado das ilustrações. Os interessados possam fazer o download do álbum em PDF disponibilizado pelo 6B estúdio, a empresa que fez o álbum pra Nestlé. Confere o link abaixo e baixe para matar a saudade da coleção. 

http://www.6bestudio.com.br/arquivos/album_dinossauro_surpresa_6B.pdf

17 comentários :

Cristhian disse...

Me lembro muito bem deste álbum que me marcou muito minha infância e que eu gostava muito :), e me lembro também que gostava de ficar comparando a aparência dos dinossauros dessas figurinhas com um livro da mesma época do álbum, chamado de "Atlas Visuais dos Dinossauros", que eu não sei se vc chegou á conhecer ou se só foi publicado aqui no RS, pois era de uma promoção do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, mas eu consegui um link pra foto da capa do livro no Google Imagens(http://livrariaupstage.com/media/catalog/product/cache/1/image/265x383/5e06319eda06f020e43594a9c230972d/A/V/AV_Dinossauros.jpg). Ficava muito admirado como que os dinossauros das figurinhas e do livro eram morfologicamente tão diferentes. Lembro também que havia um outro album, porém um pouco mais recente e menos conhecido que este, cujo nome não me lembro. Nessa década de 1990, era uma ótima época onde existia inúmeros livros sobre Paleontologia e Zoologia, sem contar, claro, que havia também ótimos documentários (Mesmo sendo em VHS, a indústria dos documentários era variadíssima, muito diferente dos dias de hoje, que com toda a tecnologia do DVD, não sei porque pararam de investir em documentários...). E claro, me lembro que na época da Internet discada, com toda aquela festa de usar a Internet todo natal na casa dos meus parentes, existia sites maravilhosos sobre Paleontologia que foram descontinuados para dar espaço á artigos da Wikipédia sem figuras, com layout completamente desconfigurado e erros metodológicos gritantes e sites de "Teologia" com teorias conspiratórias envondo dinossauros por puros interesses financeiros e perguntas do YR respostas do tipo(Será que os dinossauros existiram?)... Na época, era uma festa esperar o ano inteiro para jogar Jurassic Park no PS1, e hoje as crianças passam o dia inteiro jogando colheita feliz no Orkut... Bons tempos os da velha guarda dos dinossauros...

Patrick disse...

Concordo com o que você disse em tudo... parece que foram-se os bons tempos.

O livro eu conheço sim, tenho inclusive.

Unknown disse...

kara....este album consegue resgatar sentimentos e pensamentos a muitu esquecidos por mim....sentimentos estes que me faziam muito feliz e que agora novamente me tornam uma pessoa melhor.....muito obrigado meu amigo....abraço grande...

Mercyful Fátima disse...

Ahh!! Eu tinha esse álbum! Que saudades...
Adorava pois vinha com as informações de cada dinossauro e eu era fissurada por essas coisas. Ai, meus 7 anos *-*

Unknown disse...

eu não da década de 90 mas parece que meu irmão tinha ou meu pai achou e me deu,a capa era diferente com o dinossaurinho verde paleontólogo indo para um túnel do tempo e as últimas páginas tinha falando sobre os animais atuais e ameaçados de extinção com a imagem de um urso panda e falando sobre a extinção dos dinossauros,foi o meu primeiro livrinho em que aprendi mais ou menos profundamente os dinossauro.

Unknown disse...

Sensacional!! Eu tinha 8-9 anos na época e era tão vidrado quanto você pelos mesmos motivos. Eu descobri a coleção Dinossauros da Surpresa e me apaixonei e lembro que carreguei muitos amigos para a mesma febre. Ainda me lembro que nunca chegava para mim a maldita figurinha 28, o Maiassauro, e lembro da minha alegria quando minha mãe trouxe uma para mim :)
Outra publicação da mesma época que também me marcou muito foi uma coleção em fasciculos, se não me engano da Ed. Globo, que vinha inclusive com um esqueleto de Tiranossauro para montar e imagens 3D. Era demais também, mas esse trabalho da Nestlé era maravilhoso.

Parabéns por ter conseguido não só disponibilizar o álbum mas também as artes conceituais dos artistas que a criaram. Mesmo hoje em dia, é possível ver o trabalho excepcional que eles fizeram, não só com a arte, mas também com o conteúdo em si. É visível o carinho que a Nestlé tratou esse álbum, dá pra ver que não era só mais um brinde qualquer feito nas coxas.

Robson Franklin disse...

Tenho todas elas até hoje aqui comigo !!!!!!!!!

Unknown disse...

Caro Patrick, cheguei ao seu blog através de alguns estudos que estou fazendo e a sensação ao ler este post é mais do que nostálgica. Lembro-me que tinha exatos 4 anos quando comecei a colecionar estas figurinhas e fui até a uma exposição de dinossauros no shopping aqui da cidade, com dinossauros robotizados...foi demais hehe. Infelizmente não consegui fazer o download no final da página devido a ser um post muito antigo, mas não poderia deixar de passar aqui e te agradecer por me proporcionar este momento tão maravilhoso de rememoração da minha infância.

Obrigado mais uma vez.
Abraços!

Unknown disse...

Caro Patrick, cheguei ao seu blog através de alguns estudos que estou fazendo e a sensação ao ler este post é mais do que nostálgica. Lembro-me que tinha exatos 4 anos quando comecei a colecionar estas figurinhas e fui até a uma exposição de dinossauros no shopping aqui da cidade, com dinossauros robotizados...foi demais hehe. Infelizmente não consegui fazer o download no final da página devido a ser um post muito antigo, mas não poderia deixar de passar aqui e te agradecer por me proporcionar este momento tão maravilhoso de rememoração da minha infância.

Obrigado mais uma vez.
Abraços!

Patrick disse...

Dorival, o post é antigo, mas foi atualizado recentemente. Para baixar o álbum o link está completamente funcional. Funciona perfeitamente, basta que clique e no site digite a senha, que é www.ikessauro.com no campo requerido.

Unknown disse...

Poxa Patrick, juro que tentei hoje na parte da tarde e o link estava quebrado. Agora está funcionando normalmente evou baixar. Muitíssimo obrigado pela resposta.

geovani disse...

Nossa quantas lembranças dessa época! nunca consegui completar o meu album, mas adorava ele mesmo assim. Parabens pela iniciativa de compartilhar um conteúdo tão legal assim na web.

Leandro disse...

Acabei de receber em casa um álbum usado completinho hehe...comprei no mercado livre, paguei 60 reais kk..esta em perfeitas condições... Queria te-lo comigo novamente pois me trás lembranças boas de um tempo que não volta mais :/

zineguer disse...

Post os demais album da coleção

1983. Animais de todo o mundo
1984. Animais do Pantanal
1985. Maravilhas do mar
1986. Animais da Amazônia
1987. A fantástica Mata Atlântica
1988. Litoral e ilhas oceânicas
1989. Campos e cerrados
1991. Sertões
1992. Cães de raça
1993. Dinossauros
1995. Viagem surpresa ao fundo do mar
1998. Viagem espacial
1999. Shows da natureza
2000. Guia dos curiosos

Unknown disse...

Olá pessoal sou o michel,eu também sou dessa época coloquei o meu album p/ vender no olx dentre outras coleções daquela época,é com dor no coração q estou vendendo pois preciso de grana confiram

Unknown disse...

Prezado(s), é com muita alegria que parabenizo o ikessauro.com! Achar essas figurinhas na integra, ainda mais com o álbum é formidável, e traz muitas lembranças. Digo isso, como outros já afirmaram, essas figurinhas fizeram parte da minha infância. No entanto, o que mais me marcou e que teve uma importância ainda maior, além dos dinossauros e o jeito que explicavam, era a situação em que eu comia o chocolate. Quando era criança ia com frequência no hospital, tive muitas complicações quando criança, e me lembro que era algo que abalava muito a mim e minha mãe, então umas das formas de consolo dela, era comprar um desses chocolates. E isso acontecia todas as vezes que íamos no hospital. Felizmente, neste caso, não pude completar a coleção. Mas com o tempo acabou sumindo as figurinhas que eu tinha. Sobraram apenas os desenhos que eu fazia delas. Bons tempos.

Jarbas Vasconcelos disse...

Tenho ele completo até hoje.

Meus filhos já tentaram rasgar diversas vezes.


Nostalgia pura