Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quinta-feira, 8 de abril de 2010

Fóssil indica que Velociraptor era carniceiro

Velociraptor roendo a carcaça
© Brett Booth
Paleontólogos sempre imaginaram como um predador se comportava, se preferia caçar ou comer presas já mortas há algum tempo que encontrava pelo caminho. Alguns dinossauros parecem ter comido o que capturavam e um dos terópodes cuja capacidade predatória nunca foi subestimada é o Velociraptor. Um de seus fósseis foi encontrado agarrado ao esqueleto de um Protoceratops e pesa posição nota-se claramente que um feria o outro como podia. Mas agora cientistas encontraram provas de que este pequeno caçador era também um carniceiro oportunista e você pode ficar sabendo todos os detalhes lendo toda a postagem.



Ao escavar os restos de um grande Protoceratops na Mongólia Interior - China, paleontólogos encontraram estranhas marcas nos ossos da mandíbula do herbívoro e entre os ossos dois dentes de um dinossauro predador, supostamente do Velociraptor. Os dentes combinam com o formato das marcas no osso do animal vegetariano e isso deixou os pesquisadores intrigados.
Porque um Velociraptor iria caçar um animal e tendo a carcaça inteira à sua disposição morderia a mandíbula, que não tem obviamente, muito músculo para ser devorado, quando poderia atacar o abdômem ou o dorso que é muito mais carnoso. E o mais estranho é que para morder o osso e arranhá-lo a ponto de quebrar dois dentes ele deferia morder com força, a não ser que já não houvesse quase nada de carne sobre o osso. Foi então que perceberam que o herbívoro já estava morto quando o raptor aproximou-se e mordeu sua carcaça, já há tempos em decomposição.
Mas se em 1971 foi encontrado o Velociraptor lutando com o Protoceratops, fóssil apelidado de "dinossauros lutadores", qual era o verdadeiro hábito alimentar deste bicho? Ele caçava ou comia restos? A resposta é: ambos!
Ele deve ter sido um bom caçador, comendo até presas maiores e mais pesadas que ele, como um Protoceratops, mas como todo bom carnívoro, não desperdiçaria uma refeição fácil e se cruzasse com uma carcaça ainda com um pouco de carne, com certeza aproveitaria e trataria de comer um pouco.
Se por um lado este novo achado do Cretáceo Superior em Bayan Mandahu, prova que ele era carniceiro, a descoberta dos dinossauros lutadores pode ser interpretada de duas maneiras. A cena pode ser vista como um ataque comum do "V.raptor" ao ceratopsiano, como se representasse uma rotina em que o carnívoro sempre atacava esta espécie. Mas também podemos imaginar que o encontro entre ambos os dinossauros foi inesperado e um "desentendimento" entre ambos provocou uma luta em que ambos morreram, de forma ainda não determinada.
Entretanto a publicação do achado recente no periódico Palaeogeography, Palaeoclimatology, Palaeoecology, sugere que o maniraptor deveria alimentar-se periodicamente do dinossauro de chifres, tanto caçando quanto comendo carniça. O Dr. David Hone da Academia Chinesa de Ciências de Beijing e seu colega Dr. Jonah Choiniere originalmente encontraram uma massa de ossos erodidos de Protoceratops e entre estes haviam dois dentes muito semelhantes aos do Velociraptor.

Junto com o Choiniere e Hone, os pesquisadores Dr. Corwin Sullivan e Dr. Mike Pittman, analisaram os fósseis e as marcas de mordidas. O grupo descobriu que os ossos foram roídos e as marcas de dentes combinam com os dentes encontrados junto à presa.

Com base em todos estas evidências os cientistas acreditam que estes pequenos caçadores comiam os animais tanto recentemente caçados quanto em decomposição e isto também é observado em carnívoros atuais, como os desde Leões a Chacais. "É uma questão de hierarquia, classe" disse Hone. "Leões geralmente caçam, Chacais na maior parte comem carniça".
Animais maiores tendém a caçar, enquanto os mais fracos ficam com restos de carcaça, mas não é por isso que suprimem o instinto de predador. Assim como os maiores eles caçam e matam as presas, se necessário em grupo, como devem ter agido os raptores.
Mesmo um predador extremamente eficiente, que está no topo da cadeia alimentar do seu nicho, não irá dispensar comida fácil e se encontrar uma carcaça, sem dúvidas vai aproveitar!

Fonte

4 comentários :

Unknown disse...

acredito que sem sombras de duvidas os raptors, sejam quais forem, não fojem a dita mesma que posta sobre o t-rex de que ele não teria capacidade de caçar e de a forma da mandibula ser em U indicaria como sendo um carniçeiro, ao contrario dos velociraptors que são em formato de V para sere mais eficaz em presas ainda vivas, por isso eu digo que tanto os grandes predadores como os pequenos, não estariam limitados a uma unica forma de alimentação de carne!
o oportunismo valeria em epocas de escases!
parabéns pela postagem!

Unknown disse...

Maico,
Dou todo o meu apoio a tua opinião, pois nós temos muitos estudos dos animais atuais que em épocas de escasses alimentar, não perdem de jeito nenhum uma oportunidade de restos de animais em decomposição. Bom, o que pensar então naquela época distante lá na Mongólia onde também era deserto; é certo que velociraptores e outros canívoros estando famintos ao encontrarem uma carniça iria toma-lá para si e devorá-la.
Sem mais
Gilberto

Patrick disse...

Oi pessoal
Tô gostando muito da participação de vocês aqui no blog, é importante comentar e debater os assuntos abordados. Nem sempre o que aparece na mídia é verdade e por isso devemos sempre debater sobre tudo, analisar e trocar opiniões. Mesmo aqui no blog já postei notícia que depois de alguns dias foi desmentida pelos paleontólogos... (aquela da pista de dança de dinossauros).

Continem comentando!
Abração!

Victor Laurant (Tirano) disse...

O Velociraptor, era um dinossauro carnivoro, teropode. E todos devem saber q todos os dinossauros carnovoros (sem exeções) eram oportunistas. Se eles encontrassem uma carcaça no chão, claro q ele n iri dispensar, se ela n estivesse muito podre. Pq eles gastariam energia, força etc, se podem comer a vontade de graça. Oimportante era conseguir comida, e não matar. Todos os dinossauro carnivoros eram assim, até mesmo o T.Rex, giganotossauro, carcharodontossauro, allossauro, carnotauro etc. Todos! E é claro q inclue o Velociraptor. Eu n duvido q ele era um otimo predador caçando em bandos, mas claro q ele comeria uma carniça, se ele encontrasse uma.