Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quarta-feira, 14 de julho de 2010

Mojoceratops: nome de dino é inspirado na série de "Austin Powers"

© Nicholas Longrich
Um novo dinossauro ceratopsiano foi descoberto no Canadá, com exemplares encontrados em Alberta e na província de Saskatchewan. O animal tem um enorme escudo ósseo em forma de coração, com grandes fenestras e estava ainda sem nome. Mas Nicholas Longrich, da Universidade de Yale, junto com alguns colegas em um happy hour num bar, entre uma cerveja e outra, ajudou a definir o nome do bicho. Para saber mais sobre o significado do nome do dino, veja a postagem completa.



Inspirado nos filmes da série "Austin Powers" sobre um agente secreto, que vivia usando o termo "Mojo" como um gíria, significando "libido" ou "desejo", o paleontólogo sugeriu o uso da palavra para nomear o bicho, insinuando a curiosa forma de coração do crânio, porém tudo como uma brincadeira, uma piada. Depois tentaram encontrar um nome sério pro dino, mas parece que o Mojoceratops não queria outro nome! O interessante é que pesquisando a etimologia da palavra mojo, ou seja, a origem do termo, descobriu que é de origem afro-americana e significa "talismã" ou "charme" para atrair o sexo oposto, o que combina perfeitamente com a função de seu colar ou escudo ósseo. Segundo pesquisas, servia para atrair o sexo oposto na época de acasalamento.
No fim das contas, o nome acabou ficando com a seguinte constituição: “Mojoceratops perifania”, com Mojo = libido/ desejo sexual + cera = chifres e tops = cara/rosto. O termo perifania vem do grego e significa orgulho.
Em termos de aparência, o ceratopsídeo era bem parecido com os outros chasmossaurídeos, parecendo um hipopótamo em tamanho. Viveu no Cretáceo, como praticamente todos os conhecidos dinossauros do grupo, há cerca de 75 milhões de anos, porém acredita-se que não tenha durado muito tempo, restando por "só" 1 milhão de anos.
O fóssil foi primeiramente levado ao Museu de História Natural de New York, onde em 2008 Longrich começou a analisar os restos, o que resultou em uma pesquisa publicada na semana passada, no periódico Journal of Paleontology, onde o nome Mojoceratops finalmente tornou-se oficial e válido.

Fonte

0 comentários :