Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



domingo, 1 de agosto de 2010

Burocracia sempre afetando o transporte de fósseis

Fóssil no Vale das Baleias
© Divulgação


Como sabemos, os fósseis geralmente são considerados patrimônios nacionais dos países onde são achados e por isso são sempre bem cuidados. Alguns países, como o Brasil, proíbem a retirada dos mesmos do país. No Egito os depósitos de fósseis do Vale das Baleias atraem muitos pesquisadores de cetáceos arcaicos e não são poucos os fósseis lá encontrados. O problema é quando a burocracia do país acaba prejudicando o trabalho dos pesquisadores e o correto armazenamento dos fósseis! É o que vem ocorrendo com um fóssil da baleia Basilosaurus isis, o mais completo já achado desta espécie. Confira tudo sobre isso no resto da matéria.

Pesquisadores encontraram o fóssil há alguns anos, sendo o mais completo da espécie e para prepará-lo e estudar o material com mais qualidade pediram permissão para trasnportar o fóssil para os Estados Unidos. A permissão, segundo Philip Gingerich, da Universidade de Michigan, demorou dois anos para ser dada, o que atrasou o estudo do animal. Depois de algum tempo nos Estados Unidos a pesquisa foi concluída e o material enviado de volta ao Egito, para ficar em exposição num museu local.
Mas por incrível que pareça, o material foi barrado na alfândega, que pede 40 mil dólares como taxa de importação, para liberar a entrada do material! Obviamente isso é um absurdo, pois países como o Brasil ou Argentina, entre outros, receberiam qualquer fóssil originário de seu solo de braços abertos sem pensar duas vezes!
Não se sabe porque querem cobrar algo que nem se enquadra em importações, pois o fóssil somente está sendo repatriado, devolvido ao país de origem sem objetivo comercial e muito menos como o valor de 40 mil dólares foi calculado, sem nem se ter uma estimativa de valor comercial do fóssil.
Essa baleia ainda mantinha resquícios evolutivos dos ancestrais terrestres, provando que os cetáceos evoluíram a partir de criaturas terrestres, provavelmente Mamíferos quadrúpedes. Os indícios disso são os membros posteriores da Basilosaurus, que tem o tamanho de uma perna humana e não tinham muita utilidade para o animal.
Membro traseiro da baleia
© Philip Gingerich

Para saber mais sobre esse animal, visite a postagem correspondente aqui no Blog do Ikessauro, clicando aqui!

Fontes

0 comentários :