Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O maior dinossauro Terópode já descoberto

Comparação de comprimento Terópodes: clique na foto para ampliar
© Patrick Król Padilha
Essa postagem é um artigo especial que está dando início à série de artigos chamada "Pergunte ao Ikessauro", um novo canal de comunicação criado para que você leitor interaja e aprenda cada vez mais. Para quem não entendeu, clica aqui no link abaixo e vai entender.
A proposta "Pergunte ao Ikessauro" surgiu em outubro do ano passado, mas devido às mudanças do Blogger demorei para poder pôr em prática. Enfim, recebi a primeira pergunta de um leitor chamado Carlos. O Carlos enviou a seguinte pergunta:
"Eu queria saber qual foi o maior dinossauro carnivoro terrestre que já existiu, não acredito que seja o Espinossauro como consta no cinema e que com certeza não é o T.rex, sei que existem maiores, então qual foi?"
Vou tentar responder primeiramente de maneira simplificada, mas sem deixar informações de fora. Clique em "Leia Mais"  para ler o post completo e saber a resposta!

Bem Carlos, primeiro preciso dizer que tamanho é algo bem relativo e em certos casos é mesmo questão de opinião ou depende muito da disponibilidade de material para analisar. Antes de mais nada devemos lembrar que podemos analisar o tamanho do animal em 3 quesitos principais:
  1. Altura
  2. Comprimento
  3. Massa (Peso)
Sua questão se refere a qual foi o maior dinossauro terrestre carnívoro. Bem, só para lembrar, até onde sabemos não existem de fato dinossauros marinhos, apesar de haver evidência de que muitos nadavam, nenhum era exclusivamente aquático. Em questão de tamanho vamos analisar quais os maiores já descobertos e especular um pouco sobre seu tamanho máximo.
Carlos, apesar da sua opinião a respeito do Espinossauro, hoje em dia há um certo consenso de que ele realmente atingiria em seu crescimento máximo os 17 metros de comprimento, fazendo dele o maior dinossauro predador em se tratando de comprimento.
Não há como rivalizar com ele. Apesar de que Jurassic Park 3 (2001) foi o filme que botou de vez este dino na mídia, seu tamanho não foi tão estrapolado como no caso dos raptores. Eles pegaram uma espécie cuja média de tamanho deveria girar em torno de 14 a 16 metros e apenas utilizaram seu potencial máximo, dizendo que chegaria aos 18 metros. Isso não é de todo mentira, pois seguindo estimativas dos crânios encontrados do Espinossauro e fragmentos pós-cranianos realmente ele seria enorme, mais longo que qualquer outro.
Spinosaurus - 17 metros
© Melissa Frankford
Claro que vários pesquisadores discutem e argumentam que seria menor, por isso eu falo que de certa maneira há um pouco da visão pessoal do pesquisador, o método de cálculo de tamanho utilizado entre outros fatores. Além do mais, fósseis fragmentários dificultam o cálculo de tamanho e como o melhor exemplar de Espinossauro já achado foi destruído por um bombardeio durante a 2ª Guerra Mundial ficamos meio perdidos necessitando de mais fósseis para calcular com exatidão o tamanho.
Novos fósseis cujo estudo foi publicado em 2014 por Ibrahim et. al. sugerem um tamanho de 15 metros ou um pouco mais para o Espinossauro adulto.
Estando falando do Espinossauro, não posso deixar de mencionar o quesito altura. Alguns pesquisadores e fontes indicam que o mais alto predador seria o Giganotossauro, isso porque não é justo contarmos a vela nas costas do Espinossauro. Com cerca de 5,5 metros de altura o Giganotossauro seria o mais alto, além de ser o segundo lugar em comprimento, com 14 metros, estimativa bem confiável também pela completude dos fósseis, pois se conhece cerca de 70% do esqueleto do Giganotossauro, com um fêmur de 1,43 metros.
Ainda focando no Espinossauro, estimativas sugeriram peso que varia de 8 a 20 toneladas, muita especulação com base em poucos fósseis deixam o caso sem solução, assim se levarmos em consideração os fósseis fragmentários ele seria também mais pesado que os demais terópodes. No entanto, se formos desconsiderar estas estimativas hipotéticas e levarmos em consideração um dinossauro cujos restos são bem mais completos teríamos de assumir que o mais pesado dinossauro terópode conhecido a partir de fósseis confiáveis é o Giganotossauro, com suas 9,5 a 13 toneladas.
Giganotosaurus - 14 Metros
© Wilkson Carvalho
Claro que esta estimativa é a mais recente e parece ser baseada em novas descobertas sobre a massa de dinossauros carnívoros. Tanto que a estimativa do Tyrannosaurus rex subiu para 9 toneladas. O Tiranossauro que por muito tempo ficou sendo o maior carnívoro conhecido hoje não bate seus concorrentes. O T.rex apelidado de Sue, o maior já encontrado, mede 4,3 metros de altura e 12,8 metros de comprimento. O maior fêmur de T.rex já encontrado mede 1,35 metros, pelo menos 8 centímetros menor do que o do Giganotossauro. Há suspeitas que cresceriam mais ainda, fósseis muito fragmentários indicam isso, mas enquanto não surgir uma publicação oficial confirmando nada pode ser dito, da mesma maneira como tratamos o peso do Espinossauro.
Tyrannosaurus - 12,8 metros
© Melissa Frankford

Outros grande terópode que poderia possivelmente concorrer com Giganotossauro como segundo maior carnívoro é o recém descrito Oxalaia, aqui do Brasil, com uma medida de cerca de 14 metros. No entanto como os fósseis são apenas fragmentos, é difícil dizer com certeza qual o tamanho exato do animal.
Oxalaia - 14 Metros
© Joschua Knüpe 
Outro super terópode encontrado foi o Mapussauro, porém o maior exemplar achado não passa dos 10,2 metros, sendo que apenas existem indícios de que poderia alcançar tamanho similar ao do Giganotossauro. Por isso não entra nem nos 5 maiores em comprimento. Apesar de terem sido encontrado mais ou menos 7 espécimes do Mapussauro, nenhum tinha tamanho para bater os outros citados.
Temos ainda o Carcharodontosaurus, que de acordo com alguns pesquisadores também chegava aos 13 metros, alguns extrapolam e dizem até 14, e cerca de 15 toneladas no seu peso máximo, o que seria mais que o Giganotossauro. Porém o crânio do Carcharodontosaurus é menor que o do Giganotossauro, medindo 1,60 metros, contra 1,90 metros do Giganotossauro. Isso pode indicar que o dino argentino bateria o tamanho do africano em seu crescimento máximo, além de que o fêmur do Carcarodontossauro é menor, cerca de 1,26 metros. Por isso em uma lista eu colocaria o Giganotossauro em melhor colocação que o Carcarodontossauro.
Carcharodontosaurus - 13,2 metros
© Melissa Frankford
Saurophaganax foi um alossaurídeo encontrado nos Estados Unidos, com um tamanho considerável, sendo que a medida máxima seria de 13 metros. Sites como Dino Data listam possíveis 15 metros, mas prefiro confiar no site de um museu, como é o caso do Museu de História Natural do Novo México, que lista seu tamanho em 12 metros.
Saurophaganax- 12 metros
© Nick Norby
O Acrocanthosaurus também alcançava tamanhos consideráveis e sendo que é um gênero bem conhecido de um esqueleto razoavelmente bem preservado, podemos assumir que tinha em torno de 12 metros de comprimento.
Acrocanthosaurus - 12 metros
© Apsaravis

Vejamos então como seria um TOP 5 dos maiores terópodes já descobertos? Confira a seguir a lista, feita por mim baseado no que li por aí e também em outras listas disponíveis. Lembrando que vou fazer o seguinte, usarei o tamanho máximo estimado de comprimento para cada gênero e quando dois ou mais gêneros empatarem, serão postos na mesma colocação, independetemente de outros fatores.
Top 5 Maiores Carnívoros
1 - Spinosaurus - 17 Metros
2 - Giganotosaurus/Oxalaia - 14 Metros
3 - Carcharodontosaurus - 13,2 Metros
4 - Tyrannosaurus rex - 12,8 Metros
5 - Acrocanthosaurus/Saurophaganax - 12 Metros
A partir desta lista acima criei uma tabela de comparação de comprimento, ou seja, não levei em consideração a altura dos dinossauros quando montei a tabela. Na tabela, vista no começo da postagem, os dinossauros estão em frente a um fundo onde cada quadrinho simboliza 1 metro, ou seja, o dino tem 17 metros se tiver 17 quadrinhos de comprimento, como é o caso do Espinossauro. Fácil e simples de entender.
Lembrando que posso ter me enganado com algumas medidas, afinal, são tantas fontes e raramente as medidas disponíveis são as mesmas. Enquanto que em algum site a medida de tal dino é X, no outro aparece Y. Mesmo em livros as medidas variam, ainda mais quando se trata de um assunto tão sujeito a mudanças quanto tamanho e massa de um animal extinto. Estimativas mudam frequentemente. Se você acha que algo está errado não deixe de comentar aqui na postagem, prometo que vou corrigir sempre que possível.





9 comentários :

Gustavo disse...

Patrick o tamanho do Tiranossauro você se baseia no fóssil de Sue correto....bem diria que o Giganotosaurus seu maior fossil tem cerca de 13,2 metros de comprimento...então o Giga só seria mídia...eu acho que deveria usar o mesmo quesito do t-rex baseando seu tamanho no maior fóssil hoje presente....é um pouco injusto com o t-rex pois estimativas destes chegam de 13 a 15 metros,e existem fosseis hoje maiores que Sue mesmo ela tendo um tamanho imenso,12,80 seria pouco para os tamanhos das estimativas das para o t-rex...já o oxalaia não tem padrão e tamanho pra entrar nessa lista como segundo seu tamanho é 12 a 14 metros uma estimativa...acho que o segundo lugar pra ele ficou muito caro....acho que o oxalaia merece o 5º por direito ...mais belo post adorei...Essa foi minha opinião sobre a lista tudo bem ...bela postagem cara....

Vinicius disse...

ta certo a lista

Vinicius disse...

Concordo com o Tyrannosaurus aegyptiacus, existe alguns T-rexes maiores que Sue, alguns que podiam chegar até 15 metros, e Giga ñ era tão grande assim, e Oxalaia ñ tem tamanho para lista, acho q o tamanho dele era 12 metros, já que ele é baseado apenas em fragmentos assim como seu primo africano Spinosaurus, apenas discordo da parte do T-rex e do Oxalaia, mas o resto, está muito bom!

Fábio Alves disse...

Existe muito a tendência para se sobrestimar o tamanho e força de animais considerados reis e que aprendemos a gostar em crianças e os concorrentes subestimados.
É um facto que foram encontrados restos de tiranossauros maiores que Sue, e portanto, com mais de 13 m. No entanto, também temos de considerar que podem existir restos de giganatossauros maiores que o maior até agora encontrado à espera de serem escavados.

O espinossauro é até agora o maior dinossauro carnívoro encontrado, considerando peso, altura (sem contar com a vela) e comprimento.

Também temos de considerar o tamanho relativo do crânio. Tanto o giganatossauro como o tiranossauro possuem os maiores crânios em relação ao tamanho do corpo, sugerindo as mordidas mais potentes.
No entanto, apesar de menor em comprimento, o crânio e mandibulas do tiranossauro não tem igual em termos de robustez e densidade.

O tiranossauro pode não ter sido o maior dos dinossauros carnívoros até agora descoberto. Mas continua a ser o animal terrestre que possuiu a mordida mais forte dos até agora descobertos e de todos os tempos, com base nos pontos de inserção dos músculos de mordida do crânio e espessura da mandibula inferior.

Dinossauros e a vida Pré-Histórico disse...

eu acho que sua postagem foi muito boa , porque vc mostrou o tamanho dos dinossauros com base nos registros fosseis o que é melhor do que dizer que o espinossauro era super maior que outros terópodes que eu não acredito que seja. Hoje em muitos blogs vejo muito de sensacionalismo no tamanho que o Espinossauro tinha.

Dinossauros e a vida Pré-Histórico disse...

eu acho exagero de muitos sobre espinossauro ele era muito que os outros terópodes, concordo cosm que dizem sobre o rex, acho que chegaria a tamanho maiores, e acho que o maior terópode que já existiu, é o argentino giganotossauro já que ele é mais pesado e mais alto que espinossauro.

Unknown disse...

Só os tops ai! Acrocanthosaurus é épico, pouco conhecido mas imenso também!! E que orgulho do Spino e do Giga ali hehehehehe

Unknown disse...

Dinossauros e a vida Pré Historico, você está errado ai, não é exagero as estimativas do Spinosaurus, vários fosseis encontrados dão estimativas de 15 a 18 metros. São baseados em fosseis, não falacia. O fato é que muita gente não quer admitir que o Spino era o maior, por causa de certo favoritismo em cima de outros terópodes. O Giga é um dos maiores com certeza, por ser um Carcharodontosauridae assim como o gigante Carcharodontosaurus. Eu acho que o Giga era um pouco maior que o Rex, baseado em fósseis. Porém tem tanto fósseis de Rex tanto de Gigas que mostram que poderiam ser maiores. Alguns fosseis do Rex indicam 14 metros, outros do Giga o mesmo também.

Unknown disse...

Essas estimativas do Rex ter 15 metros são baseadas em fósseis avulsos em sua maioria. Posso usar outros fósseis avulsos do Giga que indicam 14 metros e assim por diante. Dizer que o Giganotossauro não era tão grande assim é APELAR MUITO pro favoritismo do T.rex. Ambos são imensos, o Rex com 12 metros baseado na Sue e o Giga com 13. Como o Giga não seria grande? Mesmo o Rex tendo 15 metros o Giga é ENORME!