Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sábado, 3 de novembro de 2018

Crittendenceratops kzyzanowskii: um novo dinossauro ceratopsídeo

Reconstrução do Crittendenceratops
© Sergey Krasovskiy

Um novo dinossauro ceratopsídeo acaba de ser anunciado em um estudo publicado no Boletim do Museu de História Natural e Ciência do Novo México. Este novo dinossauro é bastante parecido com outros dinossauros com chifre conhecidos, tendo dois grandes chifres acima dos olhos, mas ao contrário do Triceratops, não tinha chifre no focinho. Com um nome bem bizarro, o Crittendenceratops é um dino que incrementa nosso conhecimento sobre a diversidade dos dinossauros ceratopsídeos. Clique em "Leia Mais" e saiba tudo sobre isso.
O novo dinossauro foi descoberto no sudoeste do estado do Arizona, nos Estados Unidos e provém de rochas do período Cretáceo Superior, especificamente da Formação Fort Crittenden, localidade esta que dá ao dinossauro seu nome, que significa "Rosto com Chifres de Crittenden". A parte do seu nome específico, kzyzanowskii, é homenagem ao descobridor dos fósseis, Alan Kzyzanowski. Dois indivíduos foram descobertos, porém só fósseis do crânio foram encontrados. Uma análise filogenética da espécie o coloca como um tipo de dinossauro Nasutoceratopsini, ou seja, parte de um grupo de dinos centrossauríneos mais aparentados do Nasutoceratops e Avaceratops.
Reconstrução do esqueleto do Crittendenceratops
© Dalman et al. (2018)

Reconstruções do escudo parietoesquamosal (colarinho ósseo) dos dois indivíduos indicam que o C. krzyzanowskii  é um dinossauro único, diferente dos já conhecidos. Seu escudo apresenta diversos traços únicos que mostram ser uma espécie diferente, bem como caracteres que permitem classificá-lo como um dinossauro centrossauríneo.
Desenho esquemático do escudo  parietoesquamosal do Crittendenceratops
© Dalman et al. (2018)

A julgar pela reconstrução do esqueleto publicada pelos paleontólogos no estudo, o animal não era um dinossauro muito grande, medindo algo em torno de 3,2 metros de comprimento. Como os demais dinos ceratopsídeos do Cretáceo da América do Norte, este dinossauro deve ter usado seu escudo ósseo para exibição entre membros da espécie e os chifres como armas para lutas entre rivais ou para defesa contra predadores. Seu bico ósseo ajudaria a cortar vegetação para que se alimentasse. Sendo um dinossauro do grupo Nasutoceratopsini, ele é o mais jovem já descoberto pertencente a este clado, comprovando que esta linhagem de dinos com chifres restou até o Campaniano ao menos.


0 comentários :