Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



domingo, 27 de janeiro de 2008

Pteranodon

Pteranodons pescando
© Editora Salvat



sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Terópodes

Hoje conhecemos mais de 1000 espécies de dinossauros, grandes e pequenos, com dietas e formas variadas, que viveram espalhados em diversas áreas do mundo. Como os animais atuais, o homem criou termos que pudessem classificar estes répteis extintos, alguns deles em um grupo, outros em outros, mas todos os grupos no final se juntam dentro de um reino apenas, o Reino Animalia ou Reino Animal.
Hoje, pretendo abordar nesta postagem apenas um grupo de dinossauros, os quais têm características em comum, o que faz com que sejam inseridos no mesmo conjunto de animais, os Terópodes.
A palavra Terópode (em inglês Theropoda), significa "Pés de Monstro" ou " Pés de Besta", foi primeiramente usada por Othniel Charles Marsh, seu criador, em 1881, como uma subordem, para incluir a família Allosauridae.
Pés de um Tyrannosaurus rex, parece o pé de um monstro?
©
Arte de Gabriel Lio/ Adaptação Patrick K. Padilha

Mais tarde o grupo foi reorganizado como Ordem, para abrigar todos os dinossauros carnívoros, mas além destes, Marsh inseriu no mesmo grupo os ancestrais dos Saurópodes, pequenos e médios herbívoros com pescoço mais fino e longo, mas que para sua época eram bem grandes, pois a maioria viveu no Triássico.
O que não estava nos planos de Marsh, era o fato de o seu grande rival, Edward Drinker Cope já ter criado uma Ordem para agrupar os dinossauros carnívoros, chamada Goniopoda, que significa "Pés com ângulo", devido ao ângulo do pé, que somente fica apoiado nos dedos. Então a denominação de Cope deveria ser usado por ter sido criado antes, em 1866.
Mesmo assim, o "Theropoda" criado por Marsh, teve grande utilidade na classificação, a partir da aparência dos pés dos dinossauros, que segundo eles se assemelhavam aos pés de um monstro.
Estes dinossauros são classificados da seguinte forma, a começar pelo reino:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Sauropsida
Superordem:
Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem:
Theropoda
A seguir, a subordem Theropoda se subdivide em 6 Infraordens, que por sua vez se subdividem em clados, famílias e superfamílias, são elas as seguintes.

Obs:
Abaixo estão somente 5 Infraordens, a 6º é chamada Aviale, composta pelas aves, não é citada.

Subordem Theropoda
  • Agnosphitys
  • Chindesaurus
  • Guaibasaurus
Infraordem Ceratosauria
  • Família Ceratosauridae
  • Superfamília Abelisauroidea
  • Superfamília Coelophysoidea
Clado Tetanurae
  • Superfamília Spinosauroidea
  • Infraorder Carnosauria
  • Superfamília Allosauroidea
Clado Coelurosauria
  • Família Coeluridae
  • Família Compsognathidae
  • Superfamília Tyrannosauroidea
Infraordem Ornithomimosauria
Clado
Maniraptora
  • Família Scansoriopterygidae
  • Superfamília Therizinosauroidea
Infraordem Deinonychosauria
  • Família Dromaeosauridae
  • Família Troodontidae
Infraordem Oviraptorosauria

Por algum tempo aceitou-se este termo, mas alguns paleontologistas no início do século XX afirmaram que os dinossauros carnívoros não poderiam formar um grupo natural, assim sendo o termo Theropoda passou a ser ignorado e o termo Saurischia foi empregado. Friedrich von Huene foi um destes paleontologistas, ele criou duas subordens, Coelurosauria (na qual abrigou dos pequenos carnívoros) e Pochypodosauria (para os grandes carnívoros e Prossaurópodes, que eram considerados carnívoros). Com novos estudos, por exemplo, a descoberta do Deinonychus, o primeiro dromaeosaurídeo, publicada por Barnum Brown em 1922, foi proposta a remoção dos dinossauros Prossaurópodes do grupo dos dinossauros carnívoros e a reutilização da palavra Goniopoda, para definir novamente os animais, no entanto a ideia não agradou a todos e não foi aprovada.
Somente em 1956 a Ordem até então conhecido como Saurischia foi modificado por Alfred Romer, que a subdividiu em duas Subordens diferentes das anteriores, Theropoda e Sauropoda, classificação que permanece até hoje, com apenas algumas modificações.
Hoje, crocodilos e os herbívoros citados anteriormente não pertencem mais à subordem Theropoda, são considerados parentes mais distantes. Os herbívoros hoje são classificados como Prossaurópodes, ancestrais dos grandes "dinos pescoçudos".
Nesta classificação incluímos hoje os dinossauros bípedes, carnívoros, alguns poucos herbívoros e onívoros. A maioria tem dieta com base em carne, porém no Cretáceo, muitos desenvolveram alimentação exclusivamente herbívora, como é o caso do Therizinosaurus. Outros como o Ornithomimus, Gallimimus eram provavelmente onívoros.
Os animais que compõe esta Infraordem, eram diversificados em alimentação como vimos, também variavam em tamanho, forma e aparência, enquanto os maiores Terópodes chegavam a medir até 17 metros de comprimento (Spinosaurus), os menores, não chegavam a medir um metro como o Epidexipteryx, com 25 centímetros, fazendo com que fossem os menores dinossauros.

Terópodes Tetanúreos
© Frederik Spindler

Legenda dos animais da imagem acima, observe pelo número.
1-Torvosaurus

2-Eustreptospondylus

3-Piatnitzkysaurus

4-Megalosaurus

5-Afrovenator

6-Cryolophosaurus


Alguns deviam ter aparência semelhante à dos répteis e crocodilos, porém, hoje a teoria mais aceita é a de que os dinossauros eram mais próximos das aves do que de répteis. Achados comprovam que algumas espécies tinham penas, ossos ocos e aberturas no crânio, chamadas fenestras, que deixavam o corpo mais leve. Também há restos de dinossauros com fúrcula, um osso do peito, em forma de forquilha, que também é presente nas aves atuais. Você já deve ter visto e ouvido alguém falando do "Osso da Sorte", quando come um frango, um ossinho fino em forma de forquilha, pois é um osso como este que os dinossauros tinham, porém bem maior. Veja abaixo a relação dos animais nos quais encontra-se a fúrcula.
  • Aves.
  • Dromaeosauídeos
  • Oviraptorídeos
  • Tyrannosaurídeos
  • Troodontídeos
  • Coelophysídeos (Syntarsus e Coelophysis)
  • Allosauroides incluindo: o novo allosaurídeo do Monumento Nacional do Dinossauro, Allosaurus fragilis, o qual a fúrcula foi identificada erroneamente por anos como uma gastrália, e o novo carcharodontosaurídeo da Argentina.
Os pés, que deram o nome ao grupo, também são muito semelhante aos pés das aves atuais, com três dedos que tocam o chão servindo de apoio, enquanto o calcanhar fica levantado, como se estivessem andando de salto alto.
Além disto, eles botavam ovos e talvez os menores até chocassem até que os filhotes pudessem eclodir.
Estes animais surgiram no final do período Triássico, foram diversificando-se e evoluindo, até dominarem os ecossistemas do Jurássico e Cretáceo e provavelmente com o decorrer das eras modificaram-se para que se transformassem no que hoje conhecemos como aves.
O paleontólogo Gregory S. Paul, propôs que os terópodes mais evoluídos descendem de aves como o Archaeopteryx, do Jurássico, que teriam perdido a capacidade de vôo e voltado a uma condição terrestre, ao contrário do que geralmente se ouve dizer, pois acredita-se que aves e dinossauros avianos como o Archaeopteryx evoluíram diretamente para aves. Somente mais provas fósseis podem comprovar a tese de Paul, o que nos resta é aguardar as novas descobertas.
Archaeopteryx, uma ave primitiva ou dinossauro?
© Felipe Alves Elias
Provavelmente estes répteis tinham sangue quente, pois seu crescimento parece ser rápido em determinadas épocas da vida, principalmente na juventude. Para crescer rápido, gastam muita energia e assim necessitam repor a mesma caçando e comendo muito. Somente um metabolismo movido à sangue quente suportaria a vida assim.
Outra característica dos Terópodos são os movimentos limitados pela sua anatomia, como os movimentos dos membros anteriores por exemplo, que eram restritos à poucos movimentos de dedos. Os ossos do braço não permitiam que o animal girasse o punho, como os mamíferos primatas, então a palma da "mão" ficaria voltada para trás, ou para dentro do corpo, não permitindo nenhuma manipulação de objetos ou presas.
Somente alguns poucos dinossauros predadores tiveram dedos móveis e mais flexíveis, como os mais primitivos Dilophosaurus e Herrerasaurus ou alguns maniraptores, como Deinonychus ou Velociraptor, pois dispunham de um osso no punho em forma de meia-lua.
Os grandes Terópodos poderiam ter dificuldade em correr e fazer curvas durante a corrida, devido ao comprimento do peso e à massa distribuída em apenas um ponto de apoio.
Mesmo com estes pequenos problemas, os animais que compõe esta categoria de seres vivos foram incríveis, até hoje são aclamados como grandes predadores e povoam a imaginação de crianças e adultos no mundo todo. A cada ano novas descobertas nos revelam animais mais impressionantes, do já muitíssimo conhecido Tyrannosaurus rex, ainda tido como o "Rei dos Dinossauros" até o maior raptor já descoberto, o Austroraptor recentemente descoberto na Argentina, variando de tamanhos, formas e até de "enfeites" como cristas e penas, os Terópodes são tema de diversos livros, filmes e desenhos animados, utilizados como vilões na mídia, geralmente perseguindo os protagonistas nos filmes ou como "chefes" a serem derrotados em jogos de vídeo-game. O que importa é que a cada dia que passa, novas pessoas interessam-se nestes incríveis animais, procurando conhecê-los ao fundo. Sem dúvida, estão entre os mais impressionantes seres vivos que já viveram no Planeta Terra.

Fonte

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

E se os dinossauros fossem vivos hoje?

T.rex ataca manadas de bovinos
©
Divulgação
Pode ser que cenas como a que está abaixo fossem comuns nos rios do hemisfério norte ou que gigantescos dinossauros caminhassem com animais de hoje de forma pacífica. Tudo isto você confere nesta postagem de divulgação de um livro bem interessante.

Dinossauros convivendo com animais atuais e com pessoas. Esse mundo existe, no livro de Dougal Dixon, que tem o título original "If Dinosaurs were alive today" (E se os Dinossauros fossem Vivos Hoje), livro quem tem várias imagens e teorias malucas como essa do Baryonyx comendo salmões junto com ursos. Além destas, diversas outras imagens de animais atuais ou cenas corriqueiras são mostradas com dinossauros e outros animais extintos presentes nelas, como se fosse algo natural. As imagens abaixo são posteres de divulgação e a capa do livro é a imagem de cima.
Os Baryonyx disputariam comida com Ursos
©
DivulgaçãoSauroposeidon brinca com Elefantes Africanos
©
Divulgação

Fonte

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

T.rex vs Stegosaurus + passwords das galerias de TLW para PSOne

Há uns dias atrás fiz uma enquete, perguntando qual concept art do game The Lost World Jurassic Park deveria ser postada. A vencedora da enquete foi Tyrannosaurus versus Stegosaurus, então aí está ela.
© Matt Hall
Segue ainda de extra aos visitantes alguns Passwords do jogo. Lembrando que as dicas são para o game de Playstation 1! Vá até a tela de passwords e coloque os códigos seguintes pra desbloquear:


Prey Gallery

Hunter gallery

T. rex gallery

Galeria sem nome definido




domingo, 20 de janeiro de 2008

Elasmosaurus

Arte por Brasílio Matsumoto
© Nestlé/6B Estúdio


terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Barionix na Caverna!

Como prometido em postagens anteriores, aqui vai mais uma bela imagem do game The Lost World, esta mostra a caverna dos Baryonyx sendo invadida por exploradores. O Baryonyx é um dos dinossauros da lista da InGen, mas nunca apareceu nos filmes da trilogia.
© Matt Hall

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Dúvida cruel !

No jogo The Lost World, para Playstation 1, em uma das fases onde jogamos controlando o Procompsognathus há um dinosssauro carnívoro, um terópode grande que persegue o pequeno dinossauro controlado pelo jogador, o qual deve esquivar-se em meio à floresta. A dúvida é que qual espécie de Dinossauro é esse, um Allosaurus ou um Carnotaurus. A dúvida gira em torno de ambos os Terópodes porque no jogo percebemos protuberâncias acima dos olhos, que poderia ser os chifres do Carnotaurus ou as pequenas cristas do Allosaurus. A resposta correta é:
Carnotaurus sastrei! Podemos saber porque no livro The Lost World de Michael Crichton o animal é mostrado.

Carnotaurus do game
©
Arte por Miles Teves e Matt Hall

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

"O povo pede, o povo tem"

Novamente venho trazer para os visitantes uma imagem do jogo de Playstation 1, The Lost World Jurassic Park, o qual tem galerias de imagens para ser desbloqueadas como extras do jogo. Nesta abaixo o T.rex sai caminhando de uma caverna, ilustrando a parte do jogo onde saímos de uma zona de caverna para uma floresta, controlando o T.rex. Em breve mais imagens do jogo, porque o visitante sempre tem razão, se o "povo pede, o povo tem".

© Arte de Matt Hall

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

O que é um dinossauro?

O que é um dinossauro?
Primeiro temos que saber de onde vem a palavra DINOSSAURO, o que significa e quem a criou. Para isto voltamos até 1842, quando o termo "dinosauria" foi criado pelo paleontólogo inglês Richard Owen, para agrupar em uma nova classe 3 espécies de animais recém descobertas na Inglaterra, contendo os três primeiros dinossauros descritos oficialmente, o Iguanodon, o Megalosaurus e Hylaeosaurus.
O termo Dinossauro vem de palavras do Grego antigo e significa "Lagarto Terrível", Deinos = terrível e Saurus = lagarto, criado com a ideia de que os dinossauros eram grandes répteis agressivos. Eram na verdade répteis mais parecidos com aves e nem todos eram "terríveis", sendo alguns pacatos herbívoros e outros tão pequenos que pouca ameaça ofereciam.

Os dinossauros viveram na era Mesozóica que vai de 204 a 65 milhões de anos atrás aproximadamente. Essa era se divide em 3 períodos, cada um com características diferentes e dinossauros diferentes.
  • Triássico: De 251 a 199 milhões de anos atrás
  • Jurássico: De 199 a 145 milhões de anos atrás
  • Cretáceo: De 145 a 65 milhões de anos atrás
Durante estes três períodos os Dinossauros reinaram absolutos, vagaram pelos mais variados continentes, tinham tamanhos diversos, desde minúsculos Terópodes até gigantescos Saurópodes. Mas como definir exatamente um dinossauro?

As principais características dos Dinossauros são seu hábito estritamente TERRESTRE e a posição de suas pernas em relação ao corpo. Nos répteis atuais, como no crocodilo, tartarugas e os lagartos, as pernas ficam dispostas lateralmente no corpo, dobradas em um ângulo de quase 90º graus, como você pode ser na imagem abaixo.
© Editora Salvat

No entanto, os dinossauros propriamente ditos, caminhavam em duas ou quatro pernas que ficavam dispostas abaixo do corpo, retas, como nos mamíferos como o elefante ou como nas aves, por exemplo, a avestruz. Veja como ficam as pernas na imagem abaixo.
© Editora Salvat
Também tinham um encaixe diferente no osso da coxa, o fêmur, que se encaixava no osso da bacia por meio de um orifício, distinguindo os dinossauros dos outros arcossauros.
Graças a posição de seus membros, os Dinossauros se tornaram mais ágeis que outros répteis, mais adaptados a viagens longas e para procurar comida ou fugir de predadores, o que garantiu a sobrevivência deles durante toda a era Mesozóica. Alguns se alimentavam de carne, outros de plantas ou ainda os que comiam ambos os tipos de alimento, característica de alguns dinossauros. Os dinossauros eram animais inteligentes e ágeis, ao contrário do que muita gente pensa, alguns eram capazes de até arquitetar planos de emboscada para presas em potencial. Viveram em todo o mundo, desde as Américas até a Ásia, da Austrália até a Europa.
Mas além da posição das pernas, outra característica faz um animal ser classificado como Dinossauro, detalhe importante. Eles eram RÉPTEIS TERRESTRES, ou seja, não viviam na água nem voavam, eram animais adaptados ao ambiente terrestre, no máximo pantanoso, mas nunca totalmente aquático. Não tinham asas, por isso não voavam.

Agora você deve estar se perguntando:
- Se os dinossauros são terrestres, o que são os Pterodactylus, Pteranodon e outros animais voadores? E o que são os répteis parecidos com baleias como o Shonisaurus e o "pescoçudo" Elasmosaurus? E ainda os Mosassauros, parecidos com lagartos nadadores? Onde eles ficam nesta história?
A resposta é a mais óbvia possível, eles NÃO são dinossauros! Sim, isto mesmo, estes animais não fazem parte do grupo de animais que hoje chamamos informalmente de "Dinos", mas sim de outros três grupos de animais, são eles os Ictiossauros, Plesiossauros e os Pterossauros.
Confira abaixo uma breve descrição dos três tipos de répteis:
Ictiossauros - Os chamados "Répteis-Peixes" são os répteis marinhos com forma hidrodinâmica, muito assemelhada a dos Golfinhos ou Baleias atuais. Carnívoros viveram durante a era Mesozóica, sendo que o maior deles foi o Shonisaurus.
Shonisaurus, um Ictiossauro
© Felipe Alves Elias

Plesiossauros - Répteis marinhos com corpo diferente dos Ictiossauros, alguns tinham corpo curto com quatro nadadeiras bem visíveis e um longo pescoço com uma minúscula cabeça. Dentro do grupo dos Plesiossauros há um subgrupo chamado Pliossauros, que são Plesiossauros com pescoço curto e robusto e cabeças grandes com mandíbulas poderosas.
Elasmosaurus, um Plesiossauro
©
Raúl MartínLiopleurodon, um Pliossauro
©
Gabriel Lio



Pterossauros - Os "Répteis com asas" foram os senhores dos céus durante toda a era Mesozóica, haviam espécies pequeninas e algumas do tamanho de um aeroplano, comiam carne de dinossauros ou peixes, insetos e alguns talvez plantas e frutos. Tinham um bico como o das aves, sendo que alguns mais primitivos apresentavam grandes dentes. Os mais recentes eram desdentados além de muitos terem grandes cristas.
Pteranodon Sternbergi, um Pterossauro
©
Rafael Silva do Nascimento
Mosassauros: São répteis marinhos ancestrais dos atuais Lagartos, como o Lagarto Monitor, tinham corpo esguio com nadadeiras pequenas e uma grande mandíbula cheia de dentes usados para agarrar presas, provando obviamente que eram carnívoros.
Tylosaurus, um Mosassauro
©BBC
Além disso, os Dinossauros legítimos tinham seu quadril semelhante ao das aves ou ao dos répteis, dependendo da espécie. Os que tinham quadril de ave são classificados Ornitisquianos e os com quadril semelhante ao dos répteis são conhecidos como Saurisquianos. Outras diferenças anatômicas como clavículas e forma das costelas ou vértebras tornam os dinossauros mais evoluídos e os separam dos demais répteis. Tão diferentes que eram, acabaram evoluindo, pelo menos alguns deles, até tornar-se o que hoje conhecemos como aves.
Então após estas explicações básicas espero que possam diferenciar dinossauros dos outros répteis pré-históricos que viveram na mesma época, espero que consigam entender quando viveram e como eram basicamente. Em uma outra postagem explicarei com detalhes cada período da era mesozóica, a diferença entre dinossauros Saurisquianos e Ornitisquianos entre outras características desses animais.

Fontes
  • Coleção Dinossauros, Descubra os Gigantes do Mundo Pré-histórico
  • Wikipedia

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Passagem do livro Jurassic Park de Michael Chrincton !

Quem já leu os livros de Michael Chrincton, Jurassic Park e The Lost World, (clique no nome para baixar os livros se quiser) sabe que muitas partes interessantes de ambos os livros, não foram adaptadas nos filmes. Uma destas cenas, muito legal por sinal, é a cena em que o Dr. Allan Grant e as crianças Tim e Alex, estão tentando voltar ao complexo principal e pra isso precisam atravessar o lago da ilha num bote inflável. No caminho encontram o T.rex na beira do lago comendo um dinossauro morto, mas ele parece estar dormindo. Assim que entram no bote e Grant começa a remar o dinossauro acorda e mergulha atrás deles e os persegue. Achei uma imagem dessa cena e achei interessante por no blog, a qualidade não é ótima mas podemos ver muito bem a reconstrução. A imagem abaixo foi retirada de um jogo para Playstation (PSX ou PS one como preferir), sendo o jogo em questão chamado The Lost World Jurassic Park, no qual jogamos nos mais variados cenários, com vários personagens, controlando do pequeno Procompsognathus e personagens humanos até o feroz T.rex. Passando todos os níveis podemos liberar galerias de imagens como bônus entre outros itens secretos. Em uma das galerias esta imagem baseada na cena do livro me chamou muito a atenção e eu precisava compartilhar com vocês visitantes. Aguardem novas postagens com mais imagens destas galerias!

T.rex persegue o bote de Grant com as crianças!
© Desenho de Matt Hall
© Foto por Patrick Król Padilha